31 de agosto de 2006

Beco Estreito - Lançamento da 2ª Edição

“BECO ESTREITO”
Cinqüenta Enredos nas Terras do Major Antão


Autor: Hugo de Macedo Vieira (jornalista e fotógrafo)
Ilustrações: Leonardo Sodré (artista plástico e jornalista)

O livro descreve cinqüenta causos contados nas ruas, mesas de bares e esquinas de Parelhas. O autor resgata e eterniza as histórias cômicas do folclorista Mané Bonitim, do poeta Baé, do matuto Boró, do esperto e manhoso Galego de Emídio, de Mané Diana e tantos outros parelhenses que circulam na cidade insultando, instigando, brincando, enfim, contado o dia a dia do município, de maneira alegre e divertida. Textos curtos, diretos e bem humorados, usando linguagem simples, de fácil entendimento, de muito encanto.


O AUTOR

Hugo Macedo (1961), Potiguar de Parelhas, é fotógrafo, jornalista e estudioso da geografia e história do Rio Grande do Norte. Foi funcionário público, professor e técnico em recursos hídricos. Beco Estreito é o seu primeiro livro.


O QUE DIZ O AUTOR

...Não pode deixar que se perca da memória as histórias de Parelhas. Inúmeras vezes ouvi esse apelo de amigos conterrâneos, de visitantes da cidade e de intelectuais de Natal. Ninguém cedeu ao imperativo e coube a mim essa empreitada saborosa e cheia de caminhos.

Para Luís da Câmara Cascudo “a cidade é um ser vivo”, consubstanciada em fatos, experiências e sonhos que formam, não apenas uma, mas várias histórias. E todas merecem ser contadas para não se perderem nos labirintos dos tempos.



CAUSOS


FIADO OU À VISTA
Jorge Tenente suava e espantava as moscas enquanto salgava carne no seu açougue, quando entrou Miguelzinho, conhecido como o maior devedor da cidade. O mesmo, de uma conversa escabreada, disparou:

- Jorge, meu amigo, me venda dois quilos dessa carne que amanhã, bem cedinho, eu venho lhe pagar?

- Ora Miguezim, eu já tô salgando pra não perder! – Rebateu o açougueiro.


BACURAU

O cobreiro Chico Vilar pretendia abrir uma conta e foi ao Banco do Brasil de Parelhas. A gerente o atendeu e pediu para que ele sentasse, e começou a fazer as perguntas do cadastro:

- Nome?
- Francisco Vilar.
- Filiação?
- PMDB.
- Não! Os seus pais?!
- Esses é que são bacuraus mermo!
SERVIÇO
Lançamento: Beco Estreito - 2ª Edição
Local: Livraria Siciliano - Natal Shopping
Horário: 19:00
Dia: 31 de agosto

Nenhum comentário: