29 de agosto de 2006

Primeiro debate político entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria e Garibaldi Filho.
Texto e foto: Alexandro Gurgel

Num clima pacífico, de elogios mútuos, aconteceu o primeiro debate eleitoral entre os candidatos ao governo do Estado, Garibaldi Alves e Wilma de Faria, na manhã desta segunda-feira, no Hotel Barreira Roxa, Via Costeira de Natal. De acordo com as regras do evento intitulado "Encontro pelo Desenvolvimento Econômico do RN", somente os empresários puderam fazer as perguntas aos candidatos, com tempo igual para as respostas de ambos.

O objetivo do "Encontro pelo Desenvolvimento Econômico do RN" era ouvir as propostas dos candidatos para o setor empresarial do Estado. O evento foi patrocinado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado; Federação das Associações Comerciais do RN; Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística; Sistema Fecomércio do Estado; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e Pólo Turístico Via Costeira.

De acordo com o candidato Garibaldi Filho, um grande avanço econômico para o Estado será a implantação do aeroporto de cargas de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal. De acordo com o candidato, em torno do novo aeroporto, será construída uma área de livre comércio internacional, atraindo empresas para se estabelecer no local. "O Rio Grande do Norte é geograficamente privilegiado. Nossa intenção é transformar Natal na capital comercial da América Latina", ressaltou.

A candidata Wilma de Faria falou sobre os investimentos estruturais feitos no seu governo, tornando o Rio Grande do Norte auto-suficiente em energia elétrica, destacando o Parque Eólico em operação, em Rio do Fogo, e outro parque em Guamaré sendo implantado. "Em breve, vamos poder consumir a energia que fabricamos no nosso Estado, levando luz para todos e aposentando a lamparina. Também poderemos vender energia elétrica para os Estados vizinhos", disse a governadora.

Sobre a redução da carga tributária para os empresários, os dois candidatos foram enfáticos em afirmar que farão esforços para reduzir as alíquotas. O senador Garibaldi Filho pretende conversar com os empresários para encontrar soluções para a redução das taxas. A governadora Wilma de Faria disse que já está dando incentivos ao setor empresarial com a redução do valor do ICMS que era de 17% e agora está em 4%, dentro do programa Cresce-RN.

Com uma ação enérgica na segurança pública, Wilma de Faria afirmou que dentro de 15 dias serão implantadas câmeras de filmagens em Ponta Negra, com intenção de inibir o sexo-turismo e o tráfico de drogas. A governadora disse que vai implantar uma "guarda turística", com fardamento especial para trabalhar somente em pontos turísticos do Estado. O senador Garibaldi Filho reconhece a importância da implantação de câmeras, mas aconselha criar um aparato para analisar o que será documentado. "Os corredores turísticos precisam de uma iluminação privilegiada", disse.

Para incrementar o turismo no Estado, o senador Garibaldi Filho pretende criar uma "política agressiva" para divulgar o Rio Grande do Norte para os mercados internacionais. "Os vôos charters foram conquistados porque fui pessoalmente à Europa buscar esses parceiros", disse Garibaldi. Segundo a governadora Wilma de Faria, os empresários do Estado precisam elevar sua auto-estima porque o RN foi o Estado que mais cresceu com o turismo internacional. "Em três anos, crescemos mais de 120% no turismo internacional, ficamos em 1º lugar em crescimento desse setor", declarou a governadora.

Com intenção de desenvolver o turismo interiorano, a governadora destacou o investimento de R$ 200 milhões para recuperar as estradas estaduais, totalizando 3.500 km em todo o Estado. Conforme Wilma de Faria, a Ponte Newton Navarro vai incrementar o turismo na região costeira, onde 48 empreendimentos turísticos já estão em curso, como resort de luxo, hotéis, campos de golfe e restaurantes. "Além disso, estamos ampliando o Centro de Convenções de Natal e inaugurando o Centro de Eventos em Mossoró para incrementar o turismo de eventos no Estado", disse Wilma.
Matéria publicada no jornal O Mossoroense, em 28 de agosto de 2006.

Nenhum comentário: