30 de agosto de 2006

Tributo a Fernando Athayde: Missão Cumprida

Foto: Divulgação
Por Alexandro Gurgel

Fernando Luiz Costa Athayde de Almeida nasceu em Natal, passou sua adolescência na avenida Deodoro da Fonseca, trabalhando na Sorveteria Belém, de propriedade de sua mãe, onde depois, funcionou por muito tempo a loja Hombre. Formou-se em eletro-técnica, na antiga Etfern, tornando atleta de volebol da entidade, no início dos anos setenta.

Em meados de 1976, conheceu o teatrólogo Jesiel Figueredo, então diretor de teatro. Sua primeira peça teatral como ator foi “Simbad, o Marinheiro”, com direção de Jobel Costa. Anos mais tarde, atuou no espetáculo “Apareceu a Margarida”, com direção de Lenício Queiroga, em cartaz por mais de dois anos no Teatro Alberto Maranhão.

Em 1983, Fernando ganhou o prêmio de Melhor Ator, no Festival de Teatro do Paraná, em Curitiba, com a peça “Ponto de Partida”, escrita por Gianfrancesco Guarniere. Seu último trabalho como ator foi na peça “A Missão”, dirigido por Carlos Nereu.

Em um depoimento publicado no Jornalzinho do Sebo Vermelho, o teatrólogo Jesiel Figueredo escreve que trabalhou com Fernando Athayde, reconhecendo seu enorme talento. “Fernando fez uma colagem de textos, peças infantis, e depois de adulto, atuou na peça ‘Santo Inquérito’, de Dias Gomes, onde teve grande destaque”, escreveu Jesiel Figueredo.

No dia 16 de agosto de 1994, quando dirigia seu carro para assistir à missa de primeiro ano de falecimento do amigo Fernando Atahyde, o teatrólogo Jesiel Figueredo sofreu um acidente de carro, falecendo no local e causando muita tristeza na classe artística potiguar.

Hoje, 13 anos depois, Fábio Athayde, irmão de Fernando, está produzindo a 4ª edição do tributo à memória do grande ator que foi Fernando Athayde. O evento intitulado “Missão Cumprida” acontece no Bardallo’s, nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 18 horas.

O evento contará com exposições de fotos de Fernando, troféus conquistados, projeção do espetáculo “A Missão”, além das atrações musicais como Pedro Mendes, Khrystal, Geraldo Carvalho, Carlos Bem, Donizete Lima, entre outros.

De acordo com Fábio Athayde, a importância do evento é resgatar a memória de figuras que fizeram o teatro potiguar, como Jesiel Figueredo, Carlos Nereu, o próprio Fernando Athayde, entre outros que já se foram. “Essa homenagem é necessária para que novos talentos se espelhem nas pessoas que contribuíram para o teatro norte-riograndense”, declarou Fábio Athayde.

SERVIÇO

Tributo a Fernando Athayde: Missão Cumprida
Dia: 30 de agosto
Local: Bardallo’s
Hora: 18:00
Entrada Franca

Nenhum comentário: