15 de setembro de 2006

Prêmio Luiz Carlos Guimarães - RESULTADO

A poeta Jeanne de A. Silva e Araújo, natural de Acari, mas residindo atualmente em Ceará Mirim, onde exerce o cargo de professora da redepública de ensino, foi a vencedora do VI Concurso de Poesia Luís CarlosGuimarães, promovido pela Fundação José Augusto.
Ela já tinha ficado em 3º lugar em 2001 (segundo ano do concurso) e commenção honrosa em 2002 (III Concurso). Além disso, recebeu também mençãohonrosa no Prêmio de Poesia Othoniel Menezes, da Capitania das Artes.Jeanne concorreu com dez poemas sob o título "Cantares".
Em segundo lugar no Concurso deste ano ficou a poeta Iara Maria, de Currais Novos (em 2004, ela ficou em 3º lugar). O terceiro lugar coube aPaulo André Benz, de Natal, menção honrosa em edições anteriores doprêmio.
Além dos três primeiros colocados, foram escolhidos doze poetas parareceberem menções honrosas. São eles: Márcio Rodrigo Xavier Sobrinho,Cefas Carvalho, Kalliane Sibelli de Amorim, Francisco Júnior DamascenoPaiva, Gilbamar de Oliveira Bezerra, João Batista dos Santos, Deilson deMelo Tavares, Rachel Gomes de Oliveira Lúcio de Sousa, Roberta AssunçãoTeixeira, Jean Sartief, Wescley José da Gama e Therlandeson Gley Alves.Cinco destes poetas já receberam menções honrosas em outras edições doPrêmio (Cefas, Kalliane - menção honrosa e 1º lugar no ano passado -Rachel, Sartief e Roberta Assunção).
Este ano concorreram 125 poetas de todas as regiões do Estado. A ComissãoJulgadora foi formada pelo editor da revista Preá, jornalista Tácito Costa, e pelos poetas Carlos Gurgel e Lívio Oliveira, presidente da seçãolocal da União Brasileira de Escritores.
Os três primeiros colocados no Concurso receberão uma importância emdinheiro de, respectivamente, dez, oito e cinco salários mínimos e 50 exemplares do livro que será editado pela Fundação José Augusto com ostrabalhos premiados. Além disso, o primeiro colocado tem os seus poemaspublicados na revista Preá. Os que ficaram com menções honrosas terãodireito a 25 exemplares do referido livro. A data da entrega daspremiações será divulgada em breve.
*-*-*-*-*-
POEMAS DE JEANNE DE ARAÚJO
CANTARES
I
Porque aqui dentro tudo me cabe
espalho lótus pelos corredores.
Do outro lado da mesa
meu coração amadure espinhos
e já não sou essa quem sou
meu coração está plantando farpas.
O que antes era cortina e aconchego
caiu terrivelmente sobre mim
(sentimento que conheço de antemão).
Antecipo ciúmes e indagações.
A alma lateja, reveste-se de prec
e o coração emudece nos corredores da boca.
II
Aprendo encantamento
com tuas poucas palavras.
Noites? São muitas
mas tu estendes a vigíliano vazio das horas mortas
até configurar-se no amor que me dá
se que não vejo.
Armadilha de pequenos sóis
envoltos em papéis de seda.
Deus está no perigo,
na hipótese da seta lançada.
Jamais sairia ilesadeste teu escuro.
III
O anjo que me guarda
acordou cruel demais.
Postou filete de sangue na porta
parte de sua própria carnadura
e me trancou toda por dentro.
Saiu às ruas, em claro testemunho
e escreveu latente no portão: aqui jaz
Despiu-se da pele de anjocortou suas longas asas
e foi morar entre pernas
onde todo perfume é doce.

6 comentários:

Anônimo disse...

Se os poemas são entregues ao júri sem nenhuma indentificação dos poetas, como eles se repetem a cada ano???

Intrigante... Mera coincidência? O objetivo não é encontrar novos escritores?

Anônimo disse...

Os poemas são entregues sem identificação, por isso avaliados pela qualidade poética! o espaço é aberto a poesia. Não implica que participantes anteriores não possam participar e se são dignas - segundo a comissão que avalia pela qualidade poética - podem ser selecionados! Por isso que alguns se repetem... porque tem qualidade! E é muito bom ver nossos escritores e poetas tendo esse canal aberto! Sendo também mais um espaço para poder encontrá-los em livros uma vez que sabe-se ser tão difícil a publicação!

Anônimo disse...

acredito poderia ser gasto o dinheiro investido na cultura, valorizando os atuais escritores.
e não venerando eternamente só os antigos. os clássicos têm seu valor,mas os novos estão sendo esquecidos e jogados a margem.
enquanto isso só publicam o mesmo feijão com arroz. ou então pagando 50,000 reais para grupos de fora.
não valorizando os artistas da terra. em natal os poetas morrem de fome e desprezo.

Anônimo disse...

não existe nenhum grupo de resgate em relação aos escritores nordestinos contemporâneos.
quantos não foram apagados pelo tempo por falta de apoio cultural.
a lei de incentivo só incentiva
quem faz parte da panelinha.
uma burocracia que bons poetas,
talvez melhores que muitos que são venerados pela elite dita intelectual,mas sustentam um faustão,uma boquinha na garrafa,
enquanto bons artistas são tratados como poetas marginais.
esses concursos não evoluem são sempre a mesma coisa.
quando uma coisa têm vida evolui,
não atrofia...
pão e circo não engana mais a todos
só os alienados.

Anônimo disse...

Engraçado isso... Grupo de resgate aos escritores nordestinos contemporâneos... isso é que é um pensamento tupiniquim. Imagina... resgatar o que? Contemporâneo tem que produzir e mostrar e seguir batalhando... Tem que se resgatar as raízes, a cultura popular que está se perdendo.

Conheço alguns dos que foram selecionados e nenhum, creio eu, é um escritor renomado. Muitos bancaram seus próprios livros, suas publicações, estão indo atrás... mas sempre é mais fácil pensar que o assistencialismo resolve, não é mesmo?
Queria saber quem são os escritores clássicos?
Os poetas clássicos de Natal não entram em concursos, são arrogantes demais para isso! Todos os que estão lá ainda estão construindo algo porque escrever é uma eterna construção.

Agora, concordo que existe muita panelinha medíocre em Natal e isso acontece em qualquer cidade...muito do que se gasta é muito mal administrado pelas instituições culturais... muitos ficam de fora. Mas em relação ao Prêmio Luís Carlos Guimarães, não se esqueçam que é um CONCURSO!!!!!!! Nenhum foi eleito por um nome - até porque todos tinham pseudônimos, não tinha como selecionar alguém senão pelo mérito das poesias!

Os poetas morrem de fome em Natal e em qualquer lugar! Poesia nunca deu dinheiro. Quem escreve ou publica sabe disso!

Anônimo disse...

ESTE É UM RARO CONCURSO Q ABRE PORTAS P TODOS. PARTICIPAR JÁ É UMA CONQUISTA!aFINAL, OS MAIORES CLÁSSICOS SÃO COLETÂNEAS IN MEMORIAN DE SEUS AUTORES!!!!aO MENOS ESTAMOS VIVOS, CONSCIENTES DE NOSSA CRÍTICA E VALOR E INFELIZMENTE CIENTES DA IGNORANCIA/ATRAZO CULTURAL DAS MASSAS.mODESTIA A PARTE, NÃO ESCREVO P SER RECONHECIDO, MAS PARA ME DELEITAR NAS PALAVRAS DO PROPRIO CONSCIENTE/INCONSCIENTE.