8 de janeiro de 2007

Da câmara escura à era digital

Adrovando Claro, diretor cultural da Aphoto, em entrevista ao repórter Geraldo Gurgel, da Inter TV Cabugi.

Texto: Karla Larissa
Foto: AG Sued

Captar a luz e transformá-la em imagens, registrando momentos, acontecimentos, lugares, pessoas, despertando emoção, revelando o inesperado, o que quase passou despercebido. A fotografia é uma arte e não é para qualquer um. É preciso mostrar talento e sensibilidade. Em tempos de câmara digital, onde todos acham que sabem fotografar, e entre disparos e fotos "deletadas", se salvam algumas, o fotógrafo, ainda que com pouco reconhecimento, continua sendo um profissional de grande importância em várias áreas.

Na próxima segunda-feira, 08 de janeiro, é a data reservada para homenagens a esses profissionais, é o Dia do Fotógrafo. A fotografia não tem um pai só, e foi originada a partir de vários inventos, em diferentes momentos da história. Mas sem dúvida tem como marco da sua origem a Câmara Escura, experimento que surge a partir de observação de eclipses solares, e que mostra a relação da luz com a projeção de imagens. De todas as manifestações artísticas, a fotografia foi a primeira a surgir dentro do sistema industrial.

No Brasil, a nova arte chegou poucos meses depois da invenção ser consagrada na Europa, no século XIX. Como registrou o Jornal do Comércio, na edição de 17/01/1840: "É preciso ter visto a cousa com os seus próprios olhos para se fazer idéia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de 9 minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe e todos os objetos circunstantes se achavam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista.

"Hoje em milésimos de segundo, uma cena pode ficar para toda história. Para o presidente da Associação Potiguar de Fotografia, Alexandro Gurgel, para ser fotógrafo é preciso ter paixão, mas também dedicação. "Todo fotógrafo está sempre em busca da beleza da foto ou, no caso, do fotojornalismo, das emoções que ela provoca", diz.

A produção fotográfica do RN, é concentrada no fotojornalismo e publicidade. Mas exposições estão cada vez mais freqüentes e prestigiadas. Com o advento das câmeras digitais, no entanto, muita gente, procura os cursos de fotografia, para aprender princípios e técnicas. "Essas pessoas não ocupam o espaço do fotógrafo, que continua tendo seu lugar", opina Gurgel, mas sem esconder que ainda falta o reconhecimento merecido pelos fotógrafo.

Programação

A Aphoto e a Agência Cultural Sebrae, idealizaram uma programação para comemorar o Dia do Fotógrafo. Serão realizadas as seguintes atividades em janeiro:

Dia 7, domingo, tem caminhada fotográfica de Pirangi a Búzios pela orla, com saída do cajueiro de Pirangi, às 9 h. A atividade que inicia a comemoração do Dia do Fotografo, pretende registrar as paisagens, texturas e encantos da beleza deste trecho do litoral sul.

Dia 8, Segunda-feira, a partir das 9h, na praça André de Albuquerque, no centro de Natal, será realizada a Feira da Foto, com varal de fotos, livros, revistas, troca de fotos e etc.Dia 13, sábado, Ensaio fotográfico coletivo com modelos, na praia de Ponta Negra, às 15h, com concentração no Sesc.

Dia 20, sábado, caminhada no Parque das Dunas, às 8h.

Dia 28, domingo, será realizada uma expedição fotográfica pelas praias de Caraúbas até Maracajaú, no litoral norte, com saída às 6h30 da sede da Aphoto (rua Laranjeira, 14, Cidade Alta - atrás da Igreja do Galo).

Com exceção da expedição fotográfica, que custará R$ 30,00 por participante, para os custos do aluguel do micro ônibus, e da caminhada do Parque das Dunas, para a qual serão cobrados R$ 2,00 por participante (taxa de manutenção do Parque), todas as demais atividades são gratuitas e não tem necessidade de inscrições prévias. Outras informações e reservas para a caminhada fotográfica no Parque das Dunas (20 vagas) e Expedição fotográfica(20 vagas) pelo fone 3211 5436. As melhores fotos das atividades farão parte de uma mostra virtual na internet.

As atividades têm o propósito de agregar a fotografia como lazer e promover o intercâmbio entre fotógrafos amadores e profissionais.

Matéria publicada no Correio da Tarde, em 06 de janeiro de 2007.

Nenhum comentário: