9 de janeiro de 2007

Uma reflexão fotográfica

Silheta de Sivuca. Essa foto faz parte do livro "Terra da gente Paraíba".

Foto e Texto: Guy Joseph
http://www.terradagenteparaiba.blogger.com.br/

Aproveitando a data de hoje, 08/01/07, aniversário da fotografia, quero deixar algumas palavras, para a reflexão de fotógrafos amadores e profissionais.

Lembro que, mesmo com o advento da fotografia digital, ainda se fotografa muito pouco, no Brasil. Talvez, com a proliferação da câmeras digitais, nos aparelhos de telefonia celular, o saudável habito de fotografar, se torne corriqueira e parte integrante da cultura brasileira.
Uma grande fotografia começa quando se encontra uma grande cena ou motivo. Mas reconhecer uma grande oportunidade não é o suficiente para fotografá-la; o fotógrafo deve estar preparado. E isso envolve o conhecimento de sua câmera (analógica ou digital), de modo a fotografar com segurança, o que se vê.


Conceitos em fotografia são os princípios sob os quais está submetida a câmera que o fotógrafo está utilizando. Incluem coisas tais como a relação entre nitidez e tempo de exposição e seus efeitos numa imagem. Entender conceitos responde a qualquer questão de “por que”, que se pode ter sobre fotografia.


Procedimentos são aquelas características específicas de um tipo de câmera, e a explicação, passo a passo, de como utilizar os controles de uma câmera para capturar uma imagem. Entender procedimentos dá a resposta às questões de “como”.


Discussões sobre procedimentos que se usa para câmeras específicas estão integradas aos conceitos, aparecendo quando se aplicam. Esta visão integrada permite que o fotógrafo entenda primeiro os conceitos de fotografia e depois veja como procurar no manual de sua câmera os passos necessários para utiliza-los em qualquer situação.


Para conseguir fotografias mais interessantes e criativas, o fotógrafo precisa entender como e quando usar um mínimo de recursos de sua câmera, como profundidade de campo e controle de exposição. Assim, estará pronto para manter tudo numa cena com nitidez absoluta para exibir melhores detalhes, ou deixar meio nebuloso para dar um ar impressionista à um retrato. Ou captar closes dramáticos, congelar ações rápidas, criar maravilhosos panoramas, e capturar a beleza de arco-íris, por-de-sol, queimas de fogos e cenas noturnas. A flor comum, pode ser uma grande foto.


Não existem regras ou “melhores” modos de fazer fotos. Grandes fotógrafos aprenderam o que sabem experimentando e tentando novos modos de fotografar. Câmeras digitais tornam isso muito fácil porque não existem custos de filmes ou demoras para se ver os resultados. Cada experiência é livre, e cada fotógrafo poderá registrar os resultados imediatamente, ou passo a passo. Podemos dizer, que as câmeras digitais vieram para democratizar a fotografia, ensinando a fotografar.

O mais importante nesta discussão é que os preços estão caindo rapidamente, agora que o sensor de imagem (o item mais caro dessa tecnologia, através do qual a imagem é capturada e formada no equipamento), está atingindo um nível tecnológico satisfatório. Assim, as boas câmeras digitais, com recursos exigidos por amadores avançados e profissionais, estão chegando ao mercado. É preciso entender que se um fotógrafo amador pode tirar boas fotos com uma câmera digital (dado o alto grau de automação existente), também pode conseguir excelentes fotos se dominar esta tecnologia e utilizar recursos e que mesmo o mais capaz dos fotógrafos profissionais acostumado apenas com imagens captadas em filmes tradicionais ainda precisam conhecer e se adaptar. A compreensão de alguns detalhes e recursos ao alcance da fotografia digital pode tornar possível, ao bom fotógrafo, resultados espetaculares e a melhoria da produtividade. E mais, com grande vantagem na economia, já que na câmera fotográfica digital, se o custo inicial é alto, em pouco tempo o benefício do custo zero em termos de filmes, revelação, envio de material à laboratórios, etc, a tornam muito atraente.

"Fotografia é tudo o que vemos. O que vemos, depende de quem somos". Frase do falecido fotógrafo José Meneses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Alexando Gurgel: parabéns pelo genial espaço, denominado de O Grande Ponto. Grato, por me acolher em sua casa, publicando o meu modesto texto e a minha foto do maestro Sivuca.
Publicamente peço perdão, por trocar o nome do falecido fotógrafo José Medeiros, por José Meneses.
Abraços
Guy Joseph