28 de fevereiro de 2007

Gente como a gente

Foto: Alexandro Gurgel
Escritor Manoel Onofre Lopes

por Rafael Duarte

Folheando “Simplesmente Humanos”, novo livro do escritor Manoel Onofre Júnior que procura desmistificar o lado inatingível de 30 personalidades da província local através de perfis humanos, as 12 páginas dedicadas à Luís da Câmara Cascudo ganham vida pela riqueza de informações e detalhes cravados no texto. Como uma reportagem escrita em primeira pessoa, Onofre joga à luz, mais uma vez, um livro escondido de Cascudo que, segundo ele, sequer figura hoje na lista de obras a publicar do historiador, além de apresentar pedaços da intimidade que o folclorista mantinha com gente grande da literatura brasileira como Mário de Andrade e Guimarães Rosa.

O lançamento de “Simplesmente Humanos”, editado pelo Sebo Vermelho, ocorre hoje, a partir das 18h, na livraria Siciliano do shopping Midway Mall.

Sobre o perfil de Cascudo, o escritor conta que além da memória, aproveitou algumas passagens de um texto assinado por ele e publicado em 1967 na Tribuna do Norte embora ressalte que não se trata de transcrição. “Lembrei desse texto e busquei algumas coisas nele. fui aluno dele na faculdade de Direito e nos tornamos amigos. O que acho curioso e já contava numa reportagem que fiz com ele quando trabalhava na TN, em 1967, é a história do livro `Motivos da Espanha´ que falava de suas leituras, viagens pela Espanha e pesquisas pelo Brasil”, conta.

Gente como Auta de Souza, Zila Mamede, Veríssimo de Melo, Dorian Gray, Sanderson Negreiros, Ferreira Itajubá e até padre Miguelinho são apresentados como gente de carne e osso. A idéia de reunir personagens da cultura do Estado num mesmo livro surgiu em 2006, ano em que lançou “Caçador de Jandaíras”, onde desfaz em crônicas seu universo sentimental vivido no município de Martins. “Todos os perfis são inéditos, escritos a partir do ano passado. Dediquei esse trabalho à algumas pessoas que marcaram minha vida de alguma forma. Seja porque me influenciaram mesmo que algumas eu não as tenha conhecido, outras que fizeram parte da minha família ou pessoas que conviveram comigo e se tornaram grandes amigos. Mas não é um estudo literário dessas pessoas. Enfoco o lado humano de gente que admiro”, explica.

Tímido, Manoel Onofre Lopes revela um certo receio apenas em relação a algum dos perfis de amigos mais próximos onde vai à intimidade para encontrar o lado humano. “Trago algumas revelações e, também por isso, acho que possa ter sido indiscreto com algumas pessoas. Espero que esses meus amigos sejam indulgentes (risos). São coisas leves, mas fico com receio. De qualquer forma são perfis sinceros, verdadeiros. Não quis fazer um livro elogioso à ninguém. Se fosse assim, para mim, perderia o sentido”, disse.

Serviço:
Lançamento de “Simplesmente Humanos”, de Manoel Onofre Júnior, hoje, a partir das 18h, na livraria do Shopping Midway Mall. Preço: R$ 30 (à venda na Siciliano e no Sebo Vermelho)

Nenhum comentário: