16 de fevereiro de 2007

Governadora abre ano legislativo com leitura da mensagem e enaltece parceria entre poderes

Vice governador Iberê Ferreira, governadora Wilma de Faria e o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, durante a leitura da mensagem anual.
texto e foto: Alexandro Gurgel

Já passava das 16h30 quando o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, deputado Robinson Faria, fez a tradicional revista às tropas da Polícia Militar. Deputados e autoridades presentes acompanharam a solenidade, perfilados nos degraus de entrada da Casa Legislativa debaixo de uma chuva fina.

Dentro do Plenário Clóvis Motta, o deputado Robinson Faria decretou aberta a 59ª legislatura do Estado do Rio Grande do Norte, saudando a governadora Wilma de Faria e ressaltando os interesses comuns entre o Executivo e o Legislativo. "Nosso sentimento é que a parceria entre o governo do Estado e esta Casa se torne cada vez mais forte", disse.

Com uma peça oratória mais branda - se comparado ao discurso de posse - a governadora Wilma de Faria leu a mensagem anual para deputados, autoridades, lideranças políticas, jornalistas e convidados.

Na mensagem, a governadora reafirmou alguns projetos para a nova etapa de governo como: crescimento social, distribuição de renda, igualdade regional, o desenvolvimento econômico, entre outros temas. "Quem conhece a história do nosso governo e da nossa vida pública, sabe que não foi pouco o realizado nessas áreas, o que amplia a nossa responsabilidade para este segundo mandato", afirmou.

Wilma de Faria destacou algumas ações da 1ª fase do seu governo que serão incrementadas nos próximos quatro anos. Conforme a governadora, O PIB (Produto Interno Bruto) do RN cresceu 61% durante seu primeiro mandato. "O desempenho do nosso Estado foi melhor do que aqueles alcançados pelo Nordeste", anunciou.

Conforme a governadora, dados oficiais comprovam que o Rio Grande do Norte é o quarto Estado brasileiro no índice de crescimento na geração de empregos formais e renda domiciliar, demonstrando que o desemprego está sendo combatido. "Isso significa que há mais gente trabalhando, mais gente ganhando", disse.

A governadora Wilma de Faria ressaltou o crescimento com o turismo "nossa principal vocação natural e econômica" e divulgou que, até 2010 serão inaugurados 97 hotéis, 20 campos de golfe e mais 30 mil leitos. "Vamos investir mais de um bilhão de reais até 2010. E esse crescimento requer infra-estrutura", pronunciou.

Wilma de Faria defendeu uma agenda do crescimento em discurso

A governadora convocou os 24 parlamentares para trabalharem juntos em favor de uma sólida "Agenda do Crescimento" do Estado e afirmou: "As eleições passaram, já não há mais vencedores ou vencidos. Todos devem se unir em prol do Rio Grande do Norte".

Segundo a governadora, o detalhamento completo do projeto será apresentado à sociedade no mês de março, mas Wilma de Faria adiantou que será o maior volume de investimentos públicos e provados já planejados em nossa história. "15 bilhões de reais é o valor mínimo, que poderá se multiplicar se todos estiverem unidos na geração e captação desses recursos", assegurou.

Entre várias obras na capital e interior do Estado previstas para o próximo mandato, a governadora disse que vai sanear as cidade de Angicos, Assú, Cangaretama, João Câmara e São José do Mipibu. "Concluiremos o saneamento de Mossoró e Caicó, cujas obras já foram iniciadas", disse.

Na saúde, embora a governadora reconheça as dificuldades da área, Wilma de Faria pretende levar a Samu a todas as regiões do Estado; construir os hospitais da Mulher em Natal e Mossoró, além de implantar as policlínicas regionais de Mossoró, Assú, Santa Cruz e Pau dos Ferros.

A governadora assegurou que serão implantados, por meio da Emater, 70 centros de inclusão digital. "É a modernidade chegando ao campo, a tecnologia acessível ao agricultor", disse. Wilma ainda frisou o incentivo que será dado às cadeias produtivas como mel de abelha, biodiesel, calcário, fruticultura, algodão, entre outras que serão intensificadas.

No final de seu discurso, a governadora disse que "o governo não precisa de vassalos, até porque o povo já aboliu nas urnas a servidão como forma de relação política". Wilma de Faria reiterou a necessidade de governar com parcerias, conclamando os deputados empregar diligências em nome do Rio Grande do Norte.
Texto publicado no jornal O Mossoroense, em 16 de fevereiro de 2007.

Nenhum comentário: