24 de março de 2007

Celebrando a Literatura Potiguar

Foto: AG Sued
O presidente da UBE-RN, poeta Lívio Oliveira, fala aos presentes na AS Livros, durante a comemoração do 1º aniversario da entidade.

Ontem, no começo da noite, escritores, poetas, jornalistas e intelectuais se reuniram no salão nobre da AS Livros para celebrar o 1º aniversário da União Brasileira de Escritores, seccional do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o presidente da UBE-RN, poeta Lívio Oliveira, falou da importância em agregar o autor potiguar em torno de um objetivo comum: fazer com que a literatura local seja lida dentro do próprio Estado. O presidente disse que, no segundo semestre desse ano, a UBE-RN promoverá o 1º Congresso de Escritores do Rio Grande do Norte, quando haverá uma campanha para filiações à entidade.

Durante sua palestra sobre “os rumos da Literatura Potiguar”, o professor Tarcísio Gurgel falou sobre a forma amadora com que o escritor potiguar tem se comportado quando resolve publicar seu livro. “O escritor ou o poeta tem que manter uma postura profissional diante da sua intelectualidade”, ressaltou.

De acordo com o professor, o maior problema para o autor potiguar é no que diz respeito a distribuição da sua obra. “No dia do lançamento, alguns amigos comparecem e compram o livro. Mas, depois, o livro fica esquecido na solidão das estantes”, explicou Tarcísio Gurgel.

Um bom público compareceu ao evento. Representantes das mais variadas correntes literárias estavam presentes, como Jovens Escribas, Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA-RN), Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba), revista Papangu, entre outas.

Depois de alguns debates, foi servido vinho tinto para alguns apreciadores de Baco e foi oferecido o bolo de aniversário com refrigerante com vivas de “vida longa à UBE-RN”.

Nenhum comentário: