2 de março de 2007

Eclipse total da lua poderá ser visto em Natal

Inpe/Divulgação
O primeiro eclipse lunar total do ano poderá ser visto neste sábado em todo o Brasil, informou hoje o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). O fenômeno poderá ser observado em qualquer lugar com boa visibilidade por volta das 18h35, poucos minutos depois do surgimento da Lua.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a Lua começará a entrar na umbra terrestre às 18h34min (hora de Brasília), poucos minutos após o seu aparecimento a nordeste no céu de São José dos Campos (o nascer para um horizonte ideal será às 18h26min). Às 19h48min terá início a totalidade do eclipse, quando a Lua entrará completamente dentro da umbra.

O instante do máximo do eclipse será às 20h24min. A totalidade terminará às 21h. Portanto, a Lua ficará aproximadamente 1 hora e 12 minutos imersa na umbra, ou seja em eclipse. Finalmente, a Lua sairá da umbra às 22h13min. Os instantes de tempo são aproximados (erros de 5 minutos para mais ou para menos).

O eclipse da Lua ocorre quando a Terra fica entre o satélite natural e o Sol, bloqueando a luz solar. O último eclipse lunar (total também) visível do Brasil ocorreu na noite de 27 para 28 de outubro de 2004. O próximo acontecerá em 28 de agosto próximo, o qual também será total, porém de difícil visualização (início pouco antes do caso da Lua).

Saiba mais
Os eclipses da Lua ocorrem quando a Lua atravessa a sombra da Terra, sempre na ocasião da Lua cheia, enquanto que os eclipses do Sol acontecem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, na ocasião da fase nova, projetando sua sombra em nosso planeta. Os eclipses lunares podem ser totais, parciais ou penumbrais. O eclipse de 03 de março será total de modo que a Lua entrará completamente dentro do cone da sombra escura da Terra (denominada de umbra terrestre). Se por ventura a Lua não ficar totalmente imersa na umbra, temos um eclipse parcial. O eclipse penumbral é quando a Lua atravessa apenas a penumbra terrestre e é quase imperceptível.

Em tempo real
A Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (INPE) programou para o início da noite do sábado, uma transmissão do eclipse total da Lua em tempo real por meio da Internet, a partir da cidade de São José dos Campos (SP). A transmissão será feita a partir da página http://www.inpe.br, com início às 19h30min e término às 22h15min (hora de Brasília).

Nenhum comentário: