28 de fevereiro de 2007

GP News

Quadros de Picasso são roubados da casa da neta do pintor em Paris

Dois quadros do pintor espanhol Pablo Picasso foram roubados da casa de sua neta, Diana Widmaier-Picasso, em Paris. De acordo com fontes policiais, foram levados dois retratos com valor estimado em R$ 140 milhões: um de sua filha Maya "Maya à la poupée" (foto) e outro de Jacqueline, a segunda e última esposa de Picasso "Retrato de uma mulher, Jacqueline". O retrato de Maya foi pintado em 1938 e tem 60 cm de comprimento por 74 cm de altura. No quadro, a filha do pintor espanhol é retratada com um vestido azul de motivos florais, sentada com uma boneca nos braços e com os cabelos louros presos emoldurando o rosto. Do retrato de Jacqueline, só foram divulgadas as dimensões: 1,7 metro de comprimento por 1,5 metro de altura. Os quadros foram roubados na madrugada de segunda para terça (27) do apartamento que a neta de Picasso tem na rua Grenelle, no nobre distrito VII da capital francesa. A diretora do Museu Picasso de Paris, Anne Baldassari, confirmou o roubo e afirmou que, além das duas telas, outros quadros e desenhos teriam sido levados da casa de Diana. No entanto, esta informação não foi confirmada pelas fontes policiais. A brigada de repressão ao crime da Polícia Judicial de Paris está encarregada da investigação. Em abril de 2005, a neta de Picasso publicou pela editora Assouline uma série de pinturas e desenhos eróticos feitos por seu avô, chamada "L'art ne peut être qu'érotique. Pablo Picasso".


Mulher é morta depois de marcar encontro pela internet
Com a ajuda da filha da vítima, a polícia do Rio Grande do Norte conseguiu prender dois acusados de envolvimento no assassinato da corretora de imóveis Célia Carvalho, que estava desaparecida desde o último sábado. Ela tinha 43 anos e foi morta a pauladas. Célia Carvalho havia conhecido um dos acusados, que é menor de idade, por meio da internet, durante o carnaval. Ela foi morta a pauladas e enterrada no caminho de uma praia do estado. Estava amordaçada e com as mãos amarradas. O adolescente de 17 anos que a corretora havia conhecido pela internet atribuiu o crime ao primo, de 18 anos, e à namorada dele, também menor de idade. A polícia investiga a motivação do crime. Mais de 20 páginas do diálogo entre a vítima e o adolescente pela internet também ajudaram revelar a relação entre os dois. A participação da família da vítima foi fundamental para o esclarecimento do crime. A filha da corretora marcou um encontro, também pela internet, com o adolescente e ele foi preso em flagrante. O primo foi detido logo depois. De acordo com a polícia, os dois presos já têm passagem pela polícia em Natal e em São Paulo. A polícia acredita que eles possam ter feito outras vítimas em Natal.


Prêmio Professores do Brasil
A Secretaria Estadual de Educação recebe a partir desta quinta-feira (01/03), os trabalhos dos professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental que desejam socializar e concorrer a um prêmio de cinco mil reais da segunda edição do Prêmio Professores do Brasil. As inscrições se estenderão até 30 de junho. Para participar o professor deve relatar uma experiência desenvolvida com sua turma que esteja em andamento para conclusão em 2007. As inscrições podem ser feitas ainda na Secretaria Municipal de Educação ou Secretaria Executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Cada estado e o Distrito Federal selecionará as seis melhores experiências para concorrer à etapa nacional. A cada um dos 20 professores selecionados na etapa nacional, sendo dez na etapa da educação infantil e os outros dez na etapa correspondente aos anos/séries iniciais do ensino fundamental será conferido um premio em dinheiro no valor de cinco mil reais, troféu e diploma.


O que é?
O Prêmio Professores do Brasil nasceu da unificação entre os antigos Prêmio Incentivo à Educação Fundamental e Prêmio Qualidade na Educação Infantil. Foi criado para ser mais um mecanismo de fortalecimento da educação básica, ou seja, compreendendo a infância como uma fase do desenvolvimento humano que inclui a educação infantil e as séries/anos iniciais do ensino fundamental, respeitando-se, em ambos os segmentos, sua especificidade. O prêmio foi instituído pelo Ministério da Educação fortalecendo e renovando a parceria com a Fundação Bunge, a Fundação Orsa, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Seu principal objetivo é a valorização e o reconhecimento do mérito de professores e professoras da educação infantil e do ensino fundamental das redes públicas de ensino que vêm desenvolvendo experiências pedagógicas relevantes.

Coohotur tem 35 eventos agendados
O trabalho de captação feito pela diretoria da Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turistica (Coohotur), que administra o Centro de Convenções de Natal, está trazendo resultados significativos para o crescimento do turismo na capital, com 35 eventos agendados até junho, e outros em negociação, que deverá fazer com que o índice de ocupação do equipamento, que atualmente é de 230 dias por ano, bata recorde em 2007. No último dia 27, com uma programação de test drives, jantares e convenções, a Fiat promoveu o lançamento do novo Pálio no Brasil, com a presença de pessoas de 18 países e consolidando o Centro de Convenções como um equipamento capaz de sediar eventos de porte internacional. Outro grande evento esperado para março será o VI Salão Imobiliário de Natal, que contará com mais de 200 estandes e deverá movimentar cerca de 1.500 pessoas por dia entre os dias 21 e 24. Além disso, fora eventos locais, o Centro de Convenções também receberá os eventos "Strike Brasil", "Fenafit", "Congresso do Rotary Club Brasil", "Encontro Nacional de Internautas" e a "Bienal do Livro", entre outros. O Centro de Convenções de Natal, administrado pela Coohotur há nove anos, é auto-sustentável, não gerando qualquer ônus para o governo do Estado graças as receitas advindas da realização de eventos. O faturamento em 2006 foi de cerca de R$ 4.92 milhões e o CC está equipado com o que há de melhor para ser palco de grandes eventos e incentivar o turismo em Natal.

Nenhum comentário: