5 de março de 2007

Informes Literários

Programa no Piauí contabiliza empréstimo semanal de mais de 1.800 livros
Atuando nas escolas rurais dos municípios de Conde e Assunção, no Piauí, o programa Livro em Roda registrou em 2006 uma quantidade impressionante de empréstimos: mais de 1.800 livros por semana. Desenvolvido pela Associação Educativa Livro em Roda e integrado ao Eixo 1 (Democratização do acesso) do PNLL, o projeto atende além das crianças e adolescentes, seus familiares e funcionários das escolas do campo. O acervo da biblioteca circulante, constituído principalmente de literatura infantil e juvenil, é diversificado e atualizado, contribuindo para agilizar o processo de alfabetização. O objetivo é formar leitores que sintam prazer pela leitura, que não a vejam apenas como uma tarefa escolar a ser cumprida. Atualmente, são 21 escolas e 3 creches atendidas em Conde e 4 escolas de Assunção. O índice de alunos que semanalmente retiram livros chega a 90%.

Prêmio Portugal Telecom: inscrições até 30 de março
O Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa contempla com R$ 150 mil (100mil para o primeiro colocado, 35 mil para o segundo e 15 mil para o terceiro) obras nas categorias: romance, conto, poesia, crônica, dramaturgia, biografia e autobiografia. Com inscrições abertas até o dia 30 de março, podem participar livros escritos em língua portuguesa com primeira edição no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2006 e livros escritos em língua portuguesa com primeira edição no exterior entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2006, desde que tenham sido publicados no Brasil no mesmo período. Fazendo parte do Eixo 4 (Desenvolvimento da Economia do Livro) do PNLL, o Prêmio Portugal Telecom tem como objetivo incentivar o intercâmbio literário entre os países lusófonos, prestigiar os escritores de língua portuguesa e divulgar a literatura em língua portuguesa.

Escolas indígenas contam com material didático próprio
As escolas indígenas iniciaram as aulas com uma nova série de materiais didáticos criados por professores e estudantes de povos das cinco regiões do Brasil. São produções nas línguas maternas, em português ou bilíngüe, financiadas com recursos do Ministério da Educação. Os 36 livros, sete CDs e um DVD foram selecionados pela Comissão Nacional de Apoio à Produção de Material Didático Indígena (Capema) em agosto de 2005 e produzidos em 2006. Entre os CDs, os povos terena, pataxó e pareci gravaram uma seleção de canções que falam sobre suas culturas. Os livros abordam desde a história dos povos até as lendas e a matemática. Mais informações no Portal MEC.

Ciranda de Contos reúne grupos da terceira idade e alunos da escola pública na Bahia
Em 2006, foram 11 escolas atendidas, durante sete semanas, totalizando 22 apresentações. Para 2007, há a intenção de continuar o projeto que reúne grupos de convivência da terceira idade - acompanhados por violeiros e pelo Grupo de Teatro Afã - para contar histórias e lendas aos alunos das escolas públicas de Ibotirama (Bahia). Programa que integra o Eixo 2 do PNLL (Fomento à leitura e à formação de mediadores), o Ciranda de Contos é fruto de uma parceria entre a Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas – Alto do Fundão, a biblioteca pública municipal de Ibotirama e as escolas do entorno. Antes do inicio de cada encontro, há uma exibição de vídeo sobre o papel e a importância da biblioteca pública, tendo como apresentadores adolescentes moradores do Alto Fundão.

Cursos em DVD
A Academia Livros & Letras disponibiliza gravações em DVD dos cursos promovidos para editores, escritores, professores, bibliotecários, advogados, juristas, jornalistas e educadores. Entre os vídeos disponíveis está "A Gramática numa Visão Contemporânea", curso ministrado pelo Prof. Evanildo Cavalcante Bechara em outubro de 2005 na Faculdade de Letras da UFMG, em que discute suas reflexões sobre a gramática, ensino de português, pesquisas acadêmicas e estudos lingüísticos. Outros títulos estão disponíveis no site da Academia Livros & Letras. A Academia Livros & Letras, por meio do projeto Academia das Letrinhas, integra o Calendário Anual de Eventos e Eventos do PNLL desde o seu lançamento, em março de 2006.

Projeto de Leitura oferece livros
O Grupo de Projetos de Leitura da Editora Ecoarte abriu inscrições para aplicação de trabalho de incentivo à leitura na rede pública de ensino. Escolas interessadas em participar do trabalho receberão um lote de 40 exemplares de um livro paradidático sobre o estilo de crônicas e acompanhamento das atividades. Mais informações no site Projetos de Leitura.


Circuito de feiras literárias

II Feira do Livro de Poços de Caldas
De 21 a 25 de março, na Associação Atlética Caldense.
Mais informações pelo telefone (35) 3713-9901 ou
e-mail gsc@gsceventos.com.br
www.feiradolivropocosdecaldas.com.br

Quarta Feira do Livro de Joinville
De 27 de março a 05 de abril, na Praça Nereu Ramos em Joinville – SC.
Mais informações pelo telefone (47) 3422-1133
ou e-mail feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br

Leipzig Book Fair
De: 22 a 25 de março, em Leipzig (Alemanha).
Informações: info@leipziger-buchmesse.de
http://www.leipziger-buchmesse.de/

28th Salon du Livre
De 23 a 27 de março, em Paris (França).
Informações: taya_reynies@reedexpo.fr
http://www.salondulivreparis.com/

5th Bangkok International Book Fair
De 28 de março a 10 de abril, em Bangkok (Tailândia).
Informaçõe: info@pubat.or.th
http://www.bangkokibf.com/

Nenhum comentário: