20 de março de 2007

Informes Literários

Prêmio Camões 2007 é de António Lobo Antunes
O escritor português António Lobo Antunes é o vencedor da 19ª edição do Prêmio Camões. O resultado do mais importante premiação literária da língua portuguesa foi anunciado no último dia 13 pelo júri reunido na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e que este ano foi constituído por Francisco Noa (Moçambique), João Melo (Angola), Fernando J. B. Martinho (Portugal), Maria de Fátima Marinho (Portugal), Letícia Malard (Brasil) e Domício Proença Filho (Brasil). O Prêmio Camões consagra anualmente um autor contemporâneo que, pelo valor intrínseco do conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da Língua Portuguesa. Patrocinado em partes iguais pelos governos do Brasil e Portugal, distingue o premiado com 100 mil euros (cerca de R$ 270 mil). Segundo o Centro de Documentação de Autores Portugueses, Lobo Antunes tornou-se “um dos escritores portugueses mais lidos, vendidos e traduzidos em todo o mundo” e sua obra “traça um dos quadros mais exaustivos e sociologicamente pertinentes do Portugal do século XX”.

Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás
Com o objetivo de proporcionar às crianças goianas o acesso ao livro e estimular a leitura de diversas maneiras, o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás inicia suas atividades em 2007. Integrante do Eixo 1 (Democratização do acesso), o projeto busca também colocar o Estado de Goiás no circuito nacional das grandes feiras de livros destinadas às crianças e jovens. Para fomentar ainda mais o interesse na leitura, pretende-se distribuir 300 mil reais em cheques-livro para as crianças, adolescentes e professores da rede pública de ensino. Na programação do 1º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás, que será realizado entre os dias 2 a 6 de abril, estão atividades como encontros com autores, festival de contadores de histórias, oficinas e exposições.

VII Feira do Livro Infantil de Bauru
Focada no segmento da literatura infanto-juvenil, a VII Feira do Livro Infantil de Bauru integra o Calendário Anual de Atividades e Eventos do PNLL. Durante o mês de abril, período das comemorações da Semana Monteiro Lobato e do Dia Nacional do Livro Infantil, acontecerão diversas atividades de promoção da leitura junto a crianças, adolescentes, pais e educadores.

Maluco por Livro: acesso à leitura em um bairro carente de São Paulo
O Parque Residencial Cocaia, no extremo sul de São Paulo, é uma das mais afastadas e violentas regiões da cidade. Neste local de alta privação, o projeto Maluco por Livro busca incentivar a formação de leitores por meio de bibliotecas comunitárias e envolvendo jovens mediadores de leitura (de 12 a 20 anos), que realizam sessões semanais com turmas de dez crianças (de 0 a 12 anos) durante três meses. Além de livros infantis, é também utilizado como instrumento de mediação o Jornal Comunitário Resoluto, produzido pelos próprios adolescentes da comunidade. Em 2006, foram implantas quatro bibliotecas comunitárias na Península do Cocaia e formados 120 mediadores e 1.200 leitores.

Novos livros em braile
O projeto EDUFAL em Braille, da Universidade Federal de Alagoas e integrante do PNLL (Eixo 1), lançou no dia 2 de março mais seis títulos em braile. São eles: "A filosofia do romantismo", de Arthur Bispo dos Santos; "Grande baú, a infância", de Arriete Vilela; "Memórias e ciências sociais", de Alice Anabuki Mancherel; "O negro e a construção do carnaval no nordeste", de autoria de Luiz Sávio de Almeida, Otávio Cabral e Zezito Araújo; "O silêncio da alma", de Leonardo Pimentel Santana e "Trabalho, educação e qualificação profissional", de Laura Cristina Vieira Pizzi. A EDUFAL já tem 14 títulos em braile no catálogo e pretende lançar mais seus na Bienal de Alagoas, em outubro.

Complexo Cultural da República terá plano de revitalização
O Complexo Cultural da República, obra de Oscar Niemeyer inaugurada em Brasília no final do ano passado, é formado por um museu e uma biblioteca. Agora, representantes dos ministérios da Educação, da Cultura, da Ciência e Tecnologia e do governo do Distrito Federal formaram uma comissão para estabelecer um plano de ações. Há a proposta de a biblioteca ganhar 100 computadores do Ministério da Ciência e Tecnologia, permitindo aos usuários o acesso a todas as bibliotecas e museus do mundo, e o museu reunir algumas das obras espalhadas pelos órgãos públicos da capital federal.

Concurso Internacional de Monografias sobre Lima Barreto
Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para o Concurso Internacional de Monografias sobre Lima Barreto. Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, o Concurso está aberto a cidadãos brasileiros ou estrangeiros que exerçam atividades relacionadas ao estudo da língua portuguesa e da cultura brasileira e residam no exterior. O primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto colocados receberão, respectivamente, vinte mil, quinze mil, dez mil, cinco mil e três mil dólares. Mais informações no site do MRE.


Agenda Literária

1º Encontro da Fundação Biblioteca Nacional com os cursos de Graduação e Pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação
Quando: 28 de março
Onde: Fundação Biblioteca Nacional – Rio de Janeiro (RJ)
As inscrições podem ser feitas até o dia de início do evento.
Informações pelo telefone (21) 2544-8514 e pelo e-mail cgsnbp@bn.br
Ficha de inscrição no site da Biblioteca Nacional

Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação
Quando: 8 a 11 de julho
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília (DF)
O prazo final para o envio dos trabalhos é 30 de março. Este ano o Congresso tem como tema central “Igualdade e Diversidade no Acesso à Informação: Da Biblioteca Tradicional à Biblioteca Digital”.
Mais informações no site da FEBAB

Fórum de Leitura em CampinasQuando: 10 a 13 de julho
Onde: Centro de Convenções da UNICAMP - Campinas (SP)
Serão 14 seminários que discutirão leitura, educação e cultura escrita a partir de uma perspectiva multidisciplinar. O objetivo é aprovar recomendações que possam contribuir para o incremento das políticas públicas de promoção da leitura no Brasil.
Mais informações no site do evento

II Feira do Livro de Poços de Caldas
De 21 a 25 de março, na Associação Atlética Caldense (MG).
Mais informações pelo telefone (35) 3713-9901 ou e-mail gsc@gsceventos.com.br
www.feiradolivropocosdecaldas.com.br

Quarta Feira do Livro de Joinville
De 27 de março a 5 de abril, na Praça Nereu Ramos em Joinville (SC).
Mais informações pelo telefone (47) 3422-1133 ou e-mail feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br

Bienal do Livro do Guarujá
De 20 a 29 de abril, no Pavilhão de Eventos da Enseada no Guarujá (SP)
Mais informações pelo (11) 3722-4722 ou e-mail mts@mtseventos.com.br
www.mtseventos.com.br

Leipzig Book Fair
De: 22 a 25 de março, em Leipzig (Alemanha).
Informações: info@leipziger-buchmesse.de
http://www.leipziger-buchmesse.de/

28th Salon du LivreDe 23 a 27 de março, em Paris (França).
Informações: taya_reynies@reedexpo.fr
http://www.salondulivreparis.com/

5th Bangkok International Book Fair
De 28 de março a 10 de abril, em Bangkok (Tailândia).
Informaçõe: info@pubat.or.th
http://www.bangkokibf.com/

London Book Fair
De 16 a 18 de abril, em Londres (Inglaterra)
Informações.: emma.house@reedexpo.co.uk
http://www.lbf-virtual.com/

33rd Feria Internacional del Libro Buenos Aires
De 16 de abril a 7 de maio, em Buenos Aires (Argentina)
Informações: fundacion@el-libro.com.ar
http://www.el-libro.com.ar/

14th International Book Festival Budapest
De 19 a 22 de abril, em Budapeste (Hungria)
Informações: festival@mkke.hu
http://www.mkke.hu/

Bologna Children’s Book Fair
De 24 a 27 de abril, em Bolonha (Itália)
Informações: bookfair@bolognafiere.it
http://www.bookfair.bolognafiere.it/

Litera International Book Fair
De: 25 a 29 de abril, em Linz (Áustria)
Informações: literalinz@aon.at
http://www.litera-linz.at/

Kuala Lumpur International Book Fair
De 27 de abril a 6 de maio, na Malásia
Informações: mbkmmoe@yahoo.com
http://www.klibf.com/

Nenhum comentário: