19 de março de 2007

Um dia de devoção esperando a chuva

O Dia de São José é uma data especial para o nordestino que na zona rural. O sertanejo acredita que se não chover até este dia, não haverá inverno. Como desde o início do ano tem chovido no semi-árido, as previsões são de um bom inverno para este ano. O período também marca, no hemisfério sul, o fenômeno do equinócio de março, dando início ao outono, determinando o fim do verão.

É a época do ano em que agricultores ficam apreensivos porque imaginam que uma data, 19 de março, será decisiva para determinar como serão seus próximos doze meses: se vai chover para ele plantar e colher ou se vai ser um ano seco. O culto do sertanejo a São José faz parte de toda uma relação que o homem tem com a natureza.

Embora esse saber não seja considerado pela ciência como verdadeiro, ele é similar ao saber científico. Para o sertanejo, o conhecimento prático é o verdadeiro. Ele faz a leitura do universo, a partir do conhecimento cotidiano sem as bases colocadas pela ciência.

Tal como os meteorologistas que fazem suas previsões através da leitura das condições atmosféricas, da temperatura da superfície dos oceanos, condições dos ventos e outros fenômenos naturais, o sertanejo tem seus métodos próprios para fazer a previsão do tempo. Não se pode desprezar essa possibilidade de verificação e explicação do universo retiradas do dia-a-dia do homem do campo.

O sertanejo tem sua própria sabedoria formada através do levantamento de suas hipóteses e acontecimentos do dia-a-dia. Se os cientistas fazem cálculos, medem e comparam parâmetros meteorológicos, o agricultor observa o céu, as nuvens, as estrelas e faz suas análises do comportamento dos animais, das aves, da vegetação para fazer suas projeções sobre o clima.

Crença popular à parte, os meteorologistas esperam chuvas para este final de semana, depois de alguns dias sem chover no semi-árido do Estado. Segundo o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuário do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, não há nenhuma base científica associando o dia de São José com fenômenos meteorológicos.

Gilmar Bristot explica que de 19 a 21 de março começa o período do outono, na definição das estações do ano (primavera, verão, outono, inverno). Como esse fenômeno acontece nesse mesmo período, a experiência empírica levou o agricultor a fazer a relação com o dia de São José, para os católicos. Este ano, as previsões dos meteorologistas eram de que o inverno estava consolidado, devido às chuvas contínuas no início do ano.

De acordo com as previsões do Centro de Pesquisa Tecnológica (CPTEC/INPE) a tendência para março e abril, baseado nos modelos atmosféricos, é de chuvas normais ou acima da média no semi-árido, mesmo com a variabilidade espacial e temporal do Nordeste. É provável a ocorrência de chuvas acima da média em alguns municípios e, em outros, um déficit de precipitações, como ocorre atualmente no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: