27 de março de 2007

Informes Literários

6º Concurso de Redação Ler é Preciso
O Instituto Ecofuturo promove a sexta edição do Concurso Ler é Preciso, desta vez tendo como eixo temático as Oito Metas do Milênio. A fonte de referência é o livro A vida que a gente quer depende do que a gente faz, publicado pelo próprio instituto. São cinco categorias: Bom dia, mundo bom (alunos da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental), Solto minhas palavras no mundo (da 5ª à 8ª série), O melhor lugar do mundo (Ensino Médio); A vida que a gente quer (Escolas de Jovens e Adultos) e Instruções para chegar ao melhor lugar do mundo (professores). As redações devem ser enviadas até 15 de junho de 2007. Mais informações pelo telefone 0800 772 0099 (ligação gratuita).

Fina García ganha o Prêmio Pablo Neruda
A poeta Josefina (Fina) García Marruz é a vencedora da quarta versão do Prêmio Ibero-americano de Poesia Pablo Neruda. A cubana de 84 anos, autora de Visitaciones e Créditos de Charlot, entre outros, foi escolhida por unanimidade pelo júri composto pela ministra-presidenta do Conselho de Cultura e Artes do Chile, o poeta peruano Carlos Germán Belli (que venceu a versão 2006), o escritor e crítico literário cubano Roberto Fernández Retamar e a crítica literária chilena Ana Pizarro. Instituído no centenário de nascimento de Pablo Neruda (2004), o prêmio é um “reconhecimento à trajetória de autores cuja obra é considerada um notável acréscimo ao diálogo cultural e artístico” da América Latina. Além de Fina e Belli, já foram contemplados o mexicano José Emilio Pacheco e o argentino Juan Gelman.

Kit multimídia é lançado como material didático na educação especial
Para prover o acesso de alunos com necessidades especiais ao livro didático, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação distribuiu um kit multimídia aos alunos das primeiras séries da rede pública do Ensino Fundamental. Composto por um livro e um CD, o material é focado em crianças com surdez em processo de alfabetização. Segundo o Ministério da Educação, o kit multimídia possibilita também “o entendimento dos pais dos alunos, já que a língua portuguesa será apresentada simultaneamente à linguagem brasileira de sinais”. Outra publicação é voltada para a capacitação de professores, tendo o intuiro de preparar o corpo docente para educar deficientes visuais.

Livreiros norte-americanos inovam no relacionamento Web
Que a Internet é uma grande ferramenta para o mercado livreiro não se discute, seja a utilizando para a venda direta como para a divulgação de produtos. Mas a busca de leitores na Web também pode ser feita por caminhos ainda não convencionais. É caso, por exemplo, de livreiros que colocam “profiles” na rede de relacionamento MySpace e buscam convencer o público jovem a visitar seus sites. Outro caso é a abertura de uma “livraria” no mundo virtual Second Life, iniciativa da John Wiley & Sons.

Mercado editorial português
Estudo de uma consultoria espanhola diz que o mercado de livro em Portugal está em crescimento, moderado é verdade, mas registrando aumento de 2,3% no volume de vendas entre 2005 e 2006. Segundo informação do Diário de Notícias, o mesmo estudo aponta para um faturamento global em torno de 530 milhões de euros, sendo as justificativas para o baixo crescimento a falta de “amadurecimento do mercado, o baixo índice de leitura e as alternativas ao livro como entretenimento”.

Livros de história e cultura afro-brasileira nas escolas
A história e cultura afro-brasileira e africana foram tema de 11 publicações da Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) nos últimos três anos, segundo informa o Portal MEC. Em breve serão lançados e distribuídos outros dois livros sobre o acesso e permanência da população negra no ensino superior e sobre a construção de uma política educacional anti-racista.

Vencedores do Prêmio Sesc
Foram 49 os livros que chegaram às comissões finais do Prêmio SESC de Literatura 2006. Dentre estes, os escolhidos foram Casa entre vértebras, romance de Wesley Peres, de Goiás, e Correio Litorâneo, coletânea de contos de Nereu Afonso da Silva, de São Paulo. E ainda houve uma menção honrosa dentre as 601 inscrições: Pontos de sangue, livro de contos de Marcos Puttini, de São Paulo. As comissões finais foram formadas pelos escritores Bernardo Ajzenberg e Ivan Marques (romance) e Cristiane Costa e Flávio Moreira da Costa (contos).

Nenhum comentário: