7 de abril de 2007

Informes Literários

Congresso latino-americano discute livrarias
O I Congreso Iberoamericano de libreros está agendado para os próximos dias 23 a 25 de abril, durante a XX Feria Internacional del Libro de Bogotá, na Colômbia. Um dos objetivos do Congresso é promover políticas públicas de fomento às livrarias, fortalecendo uma rede destas instituições na América Latina, a capacitação de profissionais e pensar - junto com os desenvolvedores de software - novas ferramentas que tragam oportunidades de negócios para os empresários do setor do livro.

Bienal da Bahia homenageia Portugal
A 8ª edição da Bienal do Livro da Bahia aproveitará o bicentenário da “Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas” (que marcou o fim do pacto Colonial) para homenagear Portugal. Foram convidados dois escritores daquele país: Francisco José Viegas, Diretor da Casa Fernando Pessoa, e Fernanda Eunice, Diretora do Departamento de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa. Acontece de 13 a 22 de abril, conta com 350 expositores e espera atrair 225 mil visitantes.

Novo site da Rede da Memória Virtual Brasileira
A Rede da Memória Virtual Brasileira inaugurou um novo formato para disponibilizar digitalmente 2.950 documentos. Há preciosidades como imagens da Guerra do Paraguai, croquis de Niemeyer, 850 partituras, 200 arquivos sonoros da Biblioteca Nacional e cerca de 180 textos de historiadores com links para as biografias dos citados. O material original pertence aos acervos do Arquivo Geral da Cidade, Museu Histórico Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, Museu Villa-Lobos, Museu do Índio, Fundação Oscar Niemeyer, Fundação Cultural de Curitiba e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para acessar o material, batas entrar na página inicial da Biblioteca Nacional e clicar em Acervo Dogotal.

Livros reforçam a educação de jovens e adultos
O Ministério da Educação está distribuindo a coleção Cadernos de EJA (educação de jovens e adultos) para professores do ensino fundamental que trabalham na educação de jovens e adultos. O intuito da coleção (14 volumes do docente e 13 cadernos para atividades em sala de aula) é despertar o gosto pela leitura, utilizando diversos gêneros narrativos e possibilitando que o trabalho seja estruturado de acordo com as realidades regionais. A tiragem é de 50 mil kits com 27 volumes impressos e seis mil CDs (com o mesmo conteúdo).

Crianças em alta no mundo da poesia
A poesia infantil está ganhando terreno. Segundo informa a Publishers Weekly, a Poetry Foundation pela primeira vez premiou um poeta que escreve para as crianças, Jack Prelutsky. E cresce o número de publicações desse gênero destinadas ao público infantil. Por fim, de 16 a 22 de abril, em evento conjunto da Children's Book Council e da American Academy of Poets and the Center for the Book, será celebrada a Young People's Poetry Week.

Circuito de feiras literárias

Quarta Feira do Livro de Joinville
De 27 de março a 5 de abril, na Praça Nereu Ramos em Joinville (SC).
Mais informações pelo telefone (47) 3422-1133
ou e-mail feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br

Bienal do Livro do Guarujá
De 20 a 29 de abril, no Pavilhão de Eventos da Enseada no Guarujá (SP)
Mais informações pelo (11) 3722-4722
ou e-mail mts@mtseventos.com.br
www.mtseventos.com.br

5th Bangkok International Book Fair
De 28 de março a 10 de abril, em Bangkok (Tailândia).
Informaçõe: info@pubat.or.th
http://www.bangkokibf.com/

London Book Fair
De 16 a 18 de abril, em Londres (Inglaterra)
Informações.: emma.house@reedexpo.co.uk
http://www.lbf-virtual.com/

33rd Feria Internacional del Libro Buenos Aires
De 16 de abril a 7 de maio, em Buenos Aires (Argentina)
Informações: fundacion@el-libro.com.ar
http://www.el-libro.com.ar/

14th International Book Festival Budapest
De 19 a 22 de abril, em Budapeste (Hungria)
Informações: festival@mkke.hu
http://www.mkke.hu/

Bologna Children’s Book Fair
De 24 a 27 de abril, em Bolonha (Itália)
Informações: bookfair@bolognafiere.it
http://www.bookfair.bolognafiere.it/

Litera International Book Fair
De: 25 a 29 de abril, em Linz (Áustria)
Informações: literalinz@aon.at
http://www.litera-linz.at/

Kuala Lumpur International Book Fair
De 27 de abril a 6 de maio, na Malásia
Informações: mbkmmoe@yahoo.com
http://www.klibf.com/

Nenhum comentário: