29 de abril de 2007

Projeto Natal de Formação em Cinema e Vídeo

Foto: Web
Cena 4 – Direção de Arte no Cinemacom Clóvis Bueno e Mônica Delfino - RJ

A Galeria Zoon de Fotografia dá continuidade ao Projeto Natal de Formação em Cinema e Vídeo com a realização da Cena 4 – Oficina de Direção de Arte no Cinema, com a participação de dois profissionais de renome nacional: os cariocas Mônica Delfino e Clóvis Bueno.

O Cena 4 é formado por um seminário, aberto ao público, e uma oficina de uma semana para os alunos interessados. O Seminário Cena 4 do Projeto Natal de Formação em Cinema e Vídeo é uma ação aberta ao público, que propõe o intercâmbio e o diálogo com movimento audiovisual no estado, destacando o papel e a importância da Direção e Coordenação de Arte no contexto do cinema nacional.

Nesta edição, os convidados serão a coordenadora de Direção de Arte Mônica Delfino e o diretor de Arte Clóvis Bueno e o potiguar Amaro Bezerra.Já a oficina teórica tem um programa de 20 horas-aula, referenciada na prática profissional de Clóvis Bueno e Mônica Delfino, que irão transmitir uma visão geral da Direção e Coordenação de Arte no cinema, destacando os seguintes tópicos: Arte e mercado; O aparecimento da direção de arte; O tripé criador (diretor, diretor de arte, fotógrafo + produtor); Lendo e decupando o roteiro; A equipe de arte; Procurando e mapeando locações; Projeto cenográfico; Construção em estúdio; Intervenção em locações; Cidades cenográficas e construções ao ar livre; Custo e orçamento; A produção de arte na construção e no dressing; Acabamentos; Fontes de luz; Maquetes; Efeitos especiais; A participação na pós produção de um filme na era digital; O figurino; A maquiagem; A filmagem; O papel do coordenador de arte junto ao diretor de arte e produtor executivo; Composição do departamento de arte, atribuições e relações entre os diversos departamentos, Orçamentos e prestações de contas.
-
Os Profissionais

Clóvis Bueno é paulista, nascido em 1940, atuou como cineclubista e documentarista nos anos 60 antes de ser assistente de direção de Anuska, manequim e mulher (1968), de Francisco Ramalho Jr.. Iniciou a carreira de cenógrafo fazendo cenários de comédias como Luz, cama, ação! (1976), de Cláudio MacDowell, e O pai do povo (1977), de Jô Soares. Nos anos 80 participa de grandes produções nacionais e internacionais, como Pixote, a lei do mais fraco (1980) e Brincando nos campos do Senhor (1990), Hector Babenco, Tornando-se parceiro de diretores estreantes como Suzana Amaral, em A hora da estrela (1985), Jorge Durán, em A cor do seu destino (1986), Roberto Gervitz, em Feliz ano velho (1987). Nos anos 90 trabalhou com Sérgio Rezende, em Lamarca (1994), Walter Lima Jr.e Eliane Caffé, em Kenoma (1999), Carlos Diegues, em Orfeu (1999), e Cao Hamburguer, em Castelo Rá-tim-bum (2000). Fez a cenografia de Carandiru (2003), de Hector Babenco. Estreou na direção ao lado de Paulo Betti com o longa Cafundó (2005). Seu mais recente trabalho é a direção de arte de O homem que desafiou o diabo, de Moacyr Góes, em fase de finalização.

Monica Delfino é formada em artes plásticas pela UEL, com pós-graduação em cinema e semiótica pela ECA-USP e MBA em Produção Executiva em cinema e TV pela ESPM-RJ. Atua como coordenadora de arte e produtora nas áreas de cinema, vídeo, artes cênicas e artes plásticas. Atuou na Coordenação de arte de "O Homem que desafiou o diabo", de Moacyr Góes entre outros.

Seminário: Direção de Arte no Cinema

Abertura: 07 - Segunda - 19h
Teatro de Cultura Popular - TCP
R. Jundiaí, 641 - Tirol - Natal - RN

Oficina: Direção de Arte no Cinema

Data: 7 a 12 de maio 2007
Local do curso: UNP - Unidade Nascimento de Castro
Horário: 18h30 às 22h30
Valor: R$ 160,00
30 vagas - Alunos da UnP têm 10% de desconto.
Informações e Reservas: Keila Sena: keila@zoon.org.br ou 9953 9885

Realização:
www.zoon.org.br

Nenhum comentário: