21 de abril de 2007

Revista Papangu - 39ª Edição - Aquecimento cultural

No mês em que se falou bastante em aquecimento global e apagão aéreo, a nova Papangu, a de número 39, chega às bancas de revistas de todo o Rio Grande do Norte superaquecida e ainda disposta a acender o estopim do bom humor e da cultura.

A capa lampeja a figura da neófita humorista mossoroense, prefeita Fátima Rosado, ganhadora do nosso Troféu Papangu do mês de abril, ela que desta feita se veste de Ofélia, eterna companheira do Fernandinho, personagem do programa Balança Mais Não Cai, da TV Globo. Essa promessa do humorismo potiguar não se acanha e diz em alto e bom som, a célebre frase de que "só abre a boca quando tem certeza".

No Autores & Obras, do bibliófilo Carlos Meireles, "Apontamentos sobre Oswaldo Lamartine". A certa altura, Meireles observa: "Oswaldo Lamartine de Faria, tu conseguiste 'vaquejar e encurralar' muita coisa do Nordeste nesses teus quase noventa verões, cabra da peste. Foram anos de muito ciganismo, mas venceste, pois 'adonde era sombra se fez sol. E adonde era solo se fez chão". Um belo ensaio sobre a vida e obra desse grande nome das letras potiguares.

A Pantera, do escritor Francisco Sobreira, está no espaço reservado ao Conto; A gargalhada de Vanja, da escritora e poeta Rizolete Fernandes, na Crônica; e no espaço dedicado a Artigo "Nísia Floresta: o olhar de uma estrangeira", do professor, graduando em Letras da UFRN, bolsista da Propesq, Pollansky Silva de Figueiredo.

O Talento Potiguar do mês é a talentosa poetisa Iara Carvalho, Espalhando versos pela janela do Seridó. Matéria assinada pelo jornalista Alexandro Gurgel e pelo escritor, presidente da UBE/RN, Lívio Oliveira.

"Currais Novos celebra a Poesia" é a nossa Especial, assinada pelo jornalista Dirceu de Brito. Dirceu, que esteve no dia 24 de março de 2007 nesse evento histórico da cidade Currais Novos, quando foi comemorado, pela primeira vez, o Dia da Poesia.

Com fotos do repórter-fotográfico AG Sued, a Entrevista, assinada pelo jornalista Alexandro Gurgel, é com a professora doutora da UFRN Flávia de Sá Pedreira. Em seu depoimento, Flávia discorre sobre os antigos e novos carnavais realizados na capital potiguar.

Nossos papangunistas, sempre faiscantes: Alexandro Gurgel, David Leite, Damião Nobre, Antônio Alvino, Louro Dedé, Yasmine Lemos, Marco Túlio, Antonio Capistrano, Cefas Carvalho, Raildon Lucena e Túlio Ratto.

Na seção Poemas, o talento e a sensibilidade dos poetas Carmem Vasconcelos ('Flor da Vida'), Marcos Ferreira ('Soneto Municipal'), Iara Carvalho ('Resíduo'), Ítalo Gurgel ('Sinos de São Sebastião'), Jeanne Araújo ('Teatro'), Eliezer Souza ('Caminhar'), Maria José Gomes ('Espartilho'), Cefas Carvalho ('Quase-amor'), João Gualberto ('De Manhãzinha') e João Pessoa ('Quando a Cidade Cresce') são os nomes que ilustram o espaço consagrado à arte poética na Papangu de abril.

Então, amigos, preparem o ventilador e vamos espalhar essa quentura humorística e de cultura pelo Brasil afora.

Locais em Natal aonde encontrar a revista Papangu.

Livraria Siciliano
Livraria AS Livros
Banca do Tôta
Bancas do Nordestão (Salgado Filho e Roberto Freire)

Nenhum comentário: