15 de maio de 2007

América decepciona torcida na estréia da Série A

Foto: Adrovando ClaroJogando mal, o time potiguar não conseguiu se firmar em campo.

Por Alexandro Gurgel
Casa cheia e foguetórios na inauguração do Machadão, uma linda festa com autoridades e convidados especiais. Diante desse cenário, o América de Natal estréia no Campeonato Brasileiro 2007 com uma derrota para o Vasco da Gama pelo placar de 1 x 0. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante cruzmaltino André Dias, aos 20 minutos do segundo tempo. O resultado da partida deixa o time americano na 14ª colocação no Campeonato Brasileiro e a equipe do Vasco da Gama fica na 9ª posição.
Com uma atuação pífia, o América deixa o time carioca jogar e aos 5 minutos do primeiro tempo, o atacante vascaíno André Dias dribla o zagueiro, invade a área e chuta na trave. A boa jogada do time americano aconteceu aos 8 minutos quando o jogador Souza sofre falta na intermediária. Ele mesmo cobra a falta e o goleiro Sílvio Luís defende com facilidade. O time carioca volta a atacar pela direita com o meia Renato que cruza para André Dias chutar, obrigando o goleiro americano, René, a fazer boa defesa. Na seqüência, o zagueiro Márcio Santos fez o corte para escanteio. Minutos depois, André Dias volta a atacar em velocidade, avança e chuta, obrigando o goleiro René fazer outra ótima defesa.
Aos 20 minutos, numa jogada de contra-ataque, o meia Souza se livra da marcação vascaína driblando dois zagueiros e chutou com perigo para a defesa fácil do arqueiro Sílvio Luís. Minutos depois, o atacante americano Geovane tentou cobrir o zagueiro vascaíno com um chapéu e foi derrubado na entrada da área. Márcio Goiano bateu a falta e Sílvio Luís defendeu. O destaque do Vasco no primeiro tempo foi o atacante Morais que sofreu contusão aos 38 minutos, após uma disputa de bola, e foi substituído por Abedi. O destaque americano no primeiro tempo foi o goleiro René que salvou o América com boas defesas.
-
SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o jogo começa truncado, com uma forte marcação dos dois times. O time potiguar substituiu Rogério, que não atuou bem no primeiro tempo, por Luciano Dias. Somente aos 18 minutos acontece uma jogada de perigo com o atacante americano Geovane que dribla dois zagueiros vascaínos e chuta para a linha de fundo. Aos 20 minutos, numa rápida jogada pela direita, Allan Kardec se livra do zagueiro e passa a pelota para André Dias que colocou no canto do goleiro americano, abrindo o placar no Machadão. Dois minutos depois, o arqueiro americano fez uma defesa espetacular no chute do atacante vascaíno Guilherme, que apareceu na área sem marcação.

Insatisfeito com a performance do time, o técnico americano, Lori Sandri, tira de campo Márcio Alexandre e Joellan para as entradas de Anderson e Adriano Peixe. O técnico vascaíno, Celso Roth coloca Conca no lugar de Allan Kardec. As substituições deram gás ao time rubro que partiu pra cima do Vasco, pressionou sem oferecer perigo de gol. A melhor chance do América empatar a partida surgiu aos 48 minutos, quando Souza cobra uma falta no canto esquerdo, obrigando a Sílvio Luís espalmar a bola nos pés de Geovane, que chuta em cima do zagueiro vascaíno.

Depois da partida, numa entrevista à imprensa, o técnico americano Lori Sandri criticou a atuação do árbitro amazonense Washington José e atribuiu a derrota à falta de entrosamento do time. "Só tivemos uma semana para nos preparar para esse jogo. Creio que o América deverá evoluir nos próximos jogos", afirmou. No próximo final de semana, o América vai à São Paulo enfrentar o Santos na Vila Belmiro, que jogando com time reserva, perdeu para o Sport de Recife por 4 a 1. O time pernambucano, ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro, é o próximo adversário do Vasco, na próxima rodada.

-

Ficha Técnica do Jogo

AMÉRICA:
Renê,
Márcio Santos (Anderson Ataíde - 27'/2ºT),
Édson Borges
Róbson
Eduardo
Joellan (Adriano Peixe - 27'/2ºT)
Marcos Alexandre
Souza
Márcio Goiano
Rogério (Luciano Dias - Intervalo)
Geovane
Técnico: Lori Sandri

VASCO
Sílvio Luís
Thiago Maciel
Jorge Luiz
Júlio Santos
Guilherme
Roberto Lopes
Amaral
Renato (Júnior 38'/2ºT)
Morais (Abedi - 35'/2ºT)
Allan Kardec (Conca - 32'/2ºT)
André Dias
Técnico: Celso Roth

Cartões amarelos:
Joellan, Eduardo (América)
Júlio Santos, Guilherme, Roberto Lopes (Vasco)

Árbitro: Washington José Alves de Souza (AM)
Assistentes: Gilbert de Souza e Basílio Monteiro (ambos do AM)
-
Matéria publicada no jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário: