14 de maio de 2007

Informes Literários

XV Semana de Humanidades Começa hoje
Começa hoje a XV Semana de Humanidades, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN. A programação inicia logo mais, às 13h30, com uma exposição de painéis nos corredores do setor de aulas II da UFRN. A cerimônia de abertura ocorre às 19h, no Auditório da Reitoria, e conta com a apresentação do Madrigal da UFRN e com a palestra “Arte e cidade: os usos da cultura”, que será proferida pela professora doutora da USP Otília Beatriz Fiori Arantes. No Hall de acesso ao Auditório haverá, a partir das 18h, o lançamento de livros e revistas. Durante a Semana serão desenvolvidas diversas atividades, como grupos de trabalho, colóquios, minicursos, oficinas e mostra de vídeos, além de outros eventos propostos por professores do CCHLA. Para o segundo dia do evento, 15/05, estão programados os Grupos de Trabalhos (GTs); a Mostra de Vídeos, com a exibição do filme “O vôo silenciado de jucurutu”, do jornalista e diretor Paulo Laguardia; duas Mesas Redondas; e as Conferências de abertura do III Colóquio de Estudos Barrocos e da I Semana de Estudos Históricos. A programação completa da XV Semana de Humanidades, os temas das atividades e a lista de livros, revistas e vídeos estão disponíveis no site www.cchla.ufrn.br/humanidades. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do evento, sala 229 do CCHLA, pelo telefone 3215-3573.

História da Leitura na Paraíba
A Universidade Federal da Paraíba desenvolve um projeto de pesquisa no qual investiga práticas sociais e culturais de leitura, tanto aquelas desenvolvidas no âmbito das instituições, com a escola, como as que não são oficialmente reconhecidas. Com isso, o História da Leitura na Paraíba: práticas e representações, que integra o Eixo 2 (Fomento à leitura e à formação de mediadores) do PNLL, torna visível a história da produção e circulação dos livros e das práticas de leitura no estado paraibano. O objetivo é, compreendendo as políticas de leitura ao longo da história, interferir nas práticas escolares de leitura. Uma parte do conhecimento adquirido no projeto pode ser conferido no acervo on-line do História da Leitura na Paraíba: práticas e representações.

Poesia ouvida
Em Cachoeira, na Bahia, um projeto multidisciplinar de arte-educação trabalha a escuta e a interpretação de poemas, contos, cordéis, causos e lendas registrados pela escrita ou transmitidos oralmente, incentivando os participantes da oficina à própria criação. É o Poesia Ouvida - Oficina de Investigação e Criação Literária, que integra o Eixo 2 do PNLL e envolve estudantes do ensino básico com idade entre 7 e 16 anos. Após a etapa de compreensão do texto, parte-se para o contato com poetas, cordelistas e pesquisadores. Por fim, os participantes são motivados para realizarem sua própria produção literária. A programação do Poesia Ouvida pode ser conferida, clicando aqui.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa on-line
A Academia Brasileira de Letras disponibiliza em seu site uma versão on-line do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. O banco de dados contém os verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Formulário Ortográfico. Organizado pela ABL, o Vocabulário Ortográfico determina a grafia de mais de 360.000 registros lexicais.

III edição do Premio Iberoamericano de Literatura Infantil y Juvenil
Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para o Premio Iberoamericano de Literatura Infantil y Juvenil Ediciones SM. Criado durante o Ano Ibero-americano da Leitura, o prêmio está em a sua terceira edição pelo Instituto SM em conjunto com o CERLALC, o IBBY, a OEI e a UNESCO/OREALC. Podem participar autores de livros infanto-juvenis apresentados por qualquer instituição cultural ou educativa, associação ou grupo de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil. O prêmio é de trinta mil dólares e a entrega acontece durante a Feira Internacional del Libro de Guadalajara, no México.

XII Concurso Nacional de Poesia Francisco Igreja
Quando: até 31 de julho
Onde: Rio de janeiro (RJ)
Concurso de poesia instituído em homenagem ao poeta luso-carioca idealizador dos Cadernos de Poesia Oficina e da APPERJ, dividido em três categorias: adulto, juvenil e infantil.
Mais informações

Concurso Cultural Jovem Repórter-Cidadão De Olho Aberto
Quando: até 30 de maio
Onde: São Paulo (SP)
O Concurso Jovem Repórter-Cidadão De Olho Aberto convida estudantes a escrever uma reportagem com base em notícia extraída de jornal, sobre temas do cotidiano, acrescentando suas reflexões e seu ponto de vista.
Mais informações

Prêmio VivaLeitura 2007
Quando: até 9 de julho
A maior premiação individual para o incentivo à leitura no Brasil vai receber trabalhos nas categorias "Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias"; "Escolas públicas e privadas"; e "Sociedade: Empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais".
Mais informações

Nenhum comentário: