18 de maio de 2007

Ex-presidente de Portugal, Mário Soares, estabelece intercâmbio cultural com o RN

Foto: AG Sued
Escritor Cláudio Emerenciano, estadista Mário Soares e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, durante encontro no Palácio Felipe Camarão.

por Alexandro Gurgel
Especial para O Mossoroense

Na manhã de ontem, o ex-presidente e ex-primeiro ministro de Portugal, Mário Soares, foi recebido pelo prefeito Carlos Eduardo, no salão nobre do palácio Felipe Camarão. A visita do estadista português marcou o lançamento do Memorial Natal, uma obra de Oscar Niemeyer que funcionará no Parque da Cidade, e do Museu Municipal de Cultura Popular Djalma Maranhão, cuja sede será na Rodoviária Velha, na Ribeira.

O estadista português Mário Soares desembarcou no aeroporto Augusto Severo na noite de quarta-feira para uma temporada de quatro dias no Rio Grande do Norte. Nesse período, Mário Soares receberá os títulos de professor emérito da Universidade Potiguar (UnP), membro honorário da Academia Norte-rio-grandense de Letras e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

No palácio Felipe Camarão, Mário Soares, atual presidente da Internacional Socialista, foi recebido pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, pelo senador Garibaldi Filho e pelo conselheiro do Tribunal de Contas, escritor Cláudio Emerenciano, para estabelecer intercâmbio cultural entre a Fundação Mário Soares e instituições do Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, o prefeito de Natal e o ex-presidente português assinaram os projetos de leis que criam o Memorial de Natal e o Museu Municipal de Cultura Popular Djalma Maranhão. No seu discurso, Carlos Eduardo falou sobre a importância da parceria entre a Fundação Mário Soares e a Fundação Capitania das Artes para Natal. "Esse é um momento de grande significado. Estamos colocando Natal no Roteiro Niemeyer", frisou.

Pela primeira vez em solo potiguar, o ex-presidente de Portugal disse, em entrevista coletiva à imprensa, que está encantado com Natal e ansioso para conhecer todo o Estado. Mário Soares falou da primeira vez que esteve no Brasil, na época da ditadura militar e fez uma pequena análise das mudanças ocorridas no país deste então. "Deveria ser obrigatório para todos os portugueses vir ao Brasil para sentir orgulho de ser português", disse.

Na ocasião, Carlos Eduardo entregou ao ex-presidente de Portugal um "kit cultural de Natal" contendo o livro "História da Fortaleza dos Reis Magos", de Hélio Galvão; o jornal "Galante" com 24 fascículos; todos os CD's do projeto musical "Nação Potiguar"; o livro "Poéticas das Águas", de Candinha Bezerra, com fotos do Rio Grande do Norte, entre outros mimos.

Durante o período vespertino, a governadora Wilma de Faria recebeu Mário Soares, na sede da governadoria, no Centro Administrativo. Na oportunidade, a governadora entregou a Medalha do Mérito Alberto Maranhão, a mais alta comenda oferecida pelo governo do Estado. À noite, o estadista fez uma palestra sobre a conjuntura política e social entre Brasil e Portugal, no auditório da Fiern.

Nessa sexta, a partir das 10h, Mário Soares faz uma visita à Universidade Potiguar (UnP). Logo em seguida, participa de um almoço com o senador Garibaldi Alves Filho. Na manhã de sábado, fechando sua agenda de compromissos, Mário Soares participará da gravação do programa "Memória Viva", na TV Universitária, com o escritor Tarcísio Gurgel.

Nenhum comentário: