27 de junho de 2007

Dicas de leitura

Literatura brasileira
A luneta mágica, de Joaquim Manuel de Macedo
“Chamo-me Simplício e tenho condições naturais ainda mais tristes do que o meu nome. Nasci sob a influência de uma estrela malígna, nasci marcado com o selo do infortúnio. Sou míope; pior do que isso, duplamente míope míope física e moralmente.”
Leia o texto na íntegra

Literatura mundial
O conto da ilha desconhecida, de José Saramago
“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco. A casa do rei tinha muitas mais portas, mas aquela era a das petições. Como o rei passava todo o tempo sentado à porta dos obséquios (entenda-se, os obséquios que lhe faziam a ele), de cada vez que ouvia alguém a chamar à porta das petições fingia-se desentendido, e só quando o ressoar contínuo da aldraba de bronze se tornava, mais do que notório, escandaloso, tirando o sossego à vizinhança (as pessoas começavam a murmurar, Que rei temos nós, que não atende), é que dava ordem ao primeiro-secretário para ir saber o que queria o impetrante, que não havia maneira de se calar.”
Leia o texto na íntegra

Textos de filosofia
Elogio da Loucura, de Erasmo de Rotterdam
“Embora os homens costumem ferir a minha reputação e eu saiba muito bem quanto o meu nome soa mal aos ouvidos dos mais tolos, orgulho-me de vos dizer que esta Loucura, sim, esta Loucura que estais vendo é a única capaz de alegrar os deuses e os mortais. A prova incontestável do que afirmo está em que não sei que súbita e desusada alegria brilhou no rosto de todos ao aparecer eu diante deste numerosíssimo auditório.”
Leia o texto na íntegra

Poesia
Noturno, de Ariano Suassuna
“Têm para mim Chamados de outro mundoas Noites perigosas e queimadas,quando a Lua aparece mais vermelhaSão turvos sonhos, Mágoas proibidas,são Ouropéis antigos e fantasmasque, nesse Mundo vivo e mais ardenteconsumam tudo o que desejo Aqui.”
Leia o poema na íntegra

Ficção
Os Fantasmas de Goya, de Jean-Claude Carriére e Milos Forman
“Nesta trama os caminhos dos protagonistas se cruzam e se entrelaçam aos novos rumos tomados pela Inquisição. Francisco de Goya Y Lucientes acompanha o desenrolar da história não só como testemunha principal, mas como participante ativo, retratando os principais fatos desta época em sua obra majestosa, que atravessa os séculos.”
Leia a resenha na íntegra

Não ficção
História das mulheres no Brasil, de Mary Del Priore (org)
“Dados coletados no recenseamento de habitantes apontavam, na época, um número superior de homens na região. Após 100 anos esse quadro muda. Esse fator está ligado à chegada do ensino superior, promovido por D. Pedro, à busca de melhores condições de vida rumo as cidades grandes e aos altos índices de mortalidade infantil causada pelo chamado mal de sete dias.”
Leia a resenha na íntegra

Literatura infanto-juvenil
Lis no peito: um livro que pede perdão, de Jorge Miguel Marinho
“São textos dentro do novo texto, um hipertexto que toma posse, impetuosa e carinhosamente, do que ama, re-escritura sensível que ajuda o leitor a se sentir igual a alguém que, escrevendo, confessava que se sentia carente e desarmada. Forte, sofrido, denso: Liz no peito é um romance com as mesmas qualidades dos jovens aos 17 anos.”
Leia a resenha na íntegra

Nenhum comentário: