26 de junho de 2007

Informes Literários do Grande Ponto

O Casulo, um jornal de Literatura Contemporânea
Poesias, poemas, ensaios e contos da Literatura Contemporânea, além de entrevistas, recheiam as páginas ilustradas do jornal O Casulo, distribuído gratuitamente em São Paulo para estudantes, escritores, produtores culturais, artistas e editores. O periódico não só publica o que se produz hoje em poesia contemporânea como aproxima o público da oralidade da poesia à medida que também promove saraus e recitais. O projeto integra agora o Eixo 3 (Publicações impressas e outras mídias dedicadas à valorização do livro e da leitura) do PNLL e pretende até o ano que vem aumentar seu número de páginas, atualmente oito, melhorar a distribuição e aumentar sua tiragem de 3 mil para 100 mil exemplares.

Alfabetização é prioridade no Rio Grande do Norte
Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 98 apresentam taxas de analfabetismo de jovens e adultos superiores a 35%. O estado é prioridade na pauta do Ministério da Educação (MEC). Para anunciar mudanças no programa Brasil Alfabetizado direcionadas a esses municípios com altos níveis de analfabetismo, o MEC promoveu duas oficinas em 22 e 25 de junho nas cidades de São Paulo do Potengi e Açu, respectivamente. Segundo o site do MEC, além de dobrar o repasse de recursos federais para a alfabetização, três ações foram postas em discussão: a criação de um Plano Plurianual de Alfabetização, estratégias de mobilização de alfabetizandos e alfabetizadores e formas de garantir a continuidade dos estudos de jovens e adultos recém-alfabetizados.

Concurso Literatura para Todos, do Ministério da Educação
O Ministério da Educação (MEC) lançou na última semana o edital do segundo Concurso Literatura para Todos, um estímulo à produção literária de autores que escrevem para jovens e adultos em processo de alfabetização. Nove escritores serão contemplados com um prêmio no valor de R$ 10.000 cada um. Os candidatos podem competir em quatro categorias: prosa (conto, novela ou crônica), poesia, biografia e texto de tradição oral (em prosa ou em verso). Para cada uma delas, serão premiados dois autores. As obras devem ser enviadas à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) entre os dias 21 de junho e 21 de novembro. A divulgação dos resultados e a premiação serão realizadas em março de 2008. No ano passado, 2.095 obras concorreram à primeira edição do concurso.

Conexões Literárias
Nos dias 27, 28 e 29 de junho acontece no SESC Tijuca (Rio de Janeiro) uma roda de leitura com o poeta Ferreira Gullar e a cantora Adriana Calcanhoto, além de exibição de filmes sobre o poeta e contação de histórias. Essa é uma das ações que fazem parte do projeto Conexões Literárias, que integra o Eixo 2 (Projetos Sociais de Leitura) do PNLL. O projeto tem por objetivo ampliar o interesse pela obra dos autores em foco e pela leitura, e também pesquisar as possibilidades de interação de linguagens. Para isso, promove rodas de leitura, exibição de filmes e apresentações artísticas a partir das obras de um escritor.

Premiados pelo mundo
O escritor Martin Mosebach é o contemplado do Georg Büchner Prize 2007, o mais prestigiado prêmio de literatura alemã da German Academy for Language and Literature. Nos EUA, Chinua Achebe venceu o The Man Booker International Prize. Com o romance Half of a Yellow Sun, Chimamanda Ngozi Adichie foi a vencedora do Orange Broadband, um dos mais conceituados do Reino Unido. E na Irlanda foi anunciado que o norueguês Per Petterson receberá, por Out stealing, 100 mil libras esterlinas, valor do International IMPAC Dublin Literary Award.

6ª edição da Bienal do Mercosul
A 6ª edição da Bienal do Mercosul acontecerá de 1º de setembro a 18 de novembro, em Porto Alegre (RS). Cerca de 250 obras já estão confirmadas para a mostra que terá entrada gratuita. Obras de 67 artistas de 23 países vão ser expostas em três espaços. Nos armazéns do Cais do Porto estarão obras pertencentes às mostras Zona Franca, Conversas e Três Fronteiras. O Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS) vai abrigar as mostras Monográficas dos artistas Francisco Matto e Öyvind Fahlström. E o Santander Cultural é o local da Exposição Monográfica do artista Jorge Macchi.

Inscrições abertas para Concurso Literário na 2ª Bienal de Santa Catarina
A partir de 20 de junho abrem-se vagas para o 7º Concurso Literário da Câmara Catarinense do Livro. As inscrições devem ser feitas no local da 2ª Bienal de Santa Catarina, que ocorre de 20 a 24 de junho, no Centro de Eventos Centroserra, ao lado do Ginásio Jonas Minosso, em Lages (SC). O concurso tem três categorias: “Mini-conto” para alunos do 5º ano (ou 4ª série), “Poesia” para o 9º ano (ou 8ª série) e “Crônica”, para o 3º ano do ensino médio. O tema é livre para as categorias “Mini-conto” e “Poesia”. Para a categoria “Crônica”, o aluno deve utilizar a temática de um ou mais livros do Vestibular UFSC 2008. Os interessados devem solicitar um formulário de inscrição e o regulamento e-mail comunica@cclivro.org.br. Informações pelos telefones (48) 3224 5135 e (48) 9961 7579.

Nenhum comentário: