5 de junho de 2007

Vicente Vitoriano abre exposição "Arca dos segredos"

Ponte de Trem - Vicente Vitoriano
Uma biografia artística na qual se pode observar a evolução das técnicas, das mudanças de estilo, o passo-a-passo de uma trajetória. Essa é a função da mostra Arca de Segredos, do artista e colunista de artes plásticas do Diário de Natal, Vicente Vitoriano, que será aberta hoje, às 19h, na Capitania das Artes. A mostra é uma homenagem à memória dos artistas mossoroenses, já falecidos, José Boulier Cavalcanti Sidou e Luis Varela Laurentino, que Vitoriano considera como seus professores.

Embora não tenha um caráter comemorativo, a mostra coincide com os 30 anos que Vitoriano ganhou o Prêmio Newton Navarro de Pintura, ‘‘é apenas uma coincidência, não estou comemorando nada. A exposição tem uma pretensão didática. As pessoas irão ver minha biografia artística e terão a possibilidade de visualizar as mudanças de estilo e os exercícios com diversos materiais’’, afirmou o artista.

No local estarão expostos desde cadernos de desenhos elaborados quando Vicente Vitoriano tinha 12 anos, antes de ingressar na carreira, até um único trabalho atual, na área da fotografia, a qual ele está começando a experimentar agora, ‘‘não coloquei muita coisa nova para dar a idéia de passado mesmo. Também estou em um momento mais dedicado ao ensino. Todas as peças presentes foram produzidas por mim, com exceção de uma’’, afirma. As fotos expostas foram cedidas para homenagear seus dois professores, ‘‘comecei meu trabalho nas artes de forma mais emocional, mais íntima, olhando para a paisagem local com eles, que foram meus professores. Com eles também aprendi as técnicas’’, revela.

Todas as obras que estarão expostas fazem parte do acervo de Vitoriano, é uma retrospectiva cronológica de sua vida, ‘‘não é uma exposição de memórias como as outras, não é uma seleção dos meus melhores trabalhos’’, estarão expostos cadernos de desenhos antigos, rabiscos, um tela de pintura a óleo, trabalhos sobre papel, bico de pena, aquarela, acrílico e colagens, ‘‘o público terá a oportunidade de olhar o meu trabalho na intimidade. Diferente das outras exposições, não verá um trabalho bem acabado, tudo será exposto em forma de painel, com textos escritos à mão’’.

Exposição Arca de Segredos

Abertura: hoje
Horário: 19h
Local: Capitania das Artes
Visitação: até 30 de junho, das 9h às 17h, de segunda a sábado.
-
Fonte: Diário de Natal

Um comentário:

Aos pedaços disse...

Alex voce arrasou com as fotos da expedição para Rio do Fogo! Estão lindas e eu estou de boca aberta até agora!