4 de julho de 2007

Dicas de Leituras

Literatura brasileira
O Seminarista, de Bernardo Guimarães
“A uma légua, pouco mais ou menos, da antiga vila de Tamanduá, na província de Minas Gerais, e a pouca distância da estrada que vai para a vizinha vila da Formiga, via-se, há de haver quarenta anos, uma pequena e pobre casa, mas alva, risonha e nova. Uma porta e duas janelinhas formavam toda a sua frente”.
Leia o romance na íntegra

Literatura mundial
O avião da bela adormecida, de Gabriel García Márquez
“Era ela, elástica, com uma pele suave da cor do pão e olhos de amêndoas verdes, e tinha o cabelo liso e negro e longo até as costas, e uma aura de antiguidade que tanto podia ser da Indonésia como dos Andes. Estava vestida com um gosto sutil: jaqueta de lince, blusa de seda natural com flores muito tênues, calças de linho cru, e uns sapatos rasos da cor das buganvílias”.
Leia o texto na íntegra

Poesia
Os Ombros Suportam o Mundo, de Carlos Drummond de Andrade
“Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.”
Leia a poesia na íntegra

Filosofia
O Anticristo, de Friedrich Wilhelm Nietzsche
“– Olhemos-nos face a face. Somos hiperbóreos(1) – sabemos muito bem quão remota é nossa morada. “Nem por terra nem por mar encontrarás o caminho aos hiperbóreos”: mesmo Píndaro, em seus dias, sabia tanto sobre nós. Além do Norte, além do gelo, além da morte – nossa vida, nossa felicidade... Nós descobrimos essa felicidade; nós conhecemos o caminho; retiramos essa sabedoria dos milhares de anos no labirinto.”
Leia o texto na íntegra

Resenha – Ficção
Rose Rouge e a Mágica de Marshmallow, Karen McCombie
"Bom, para começar, esqueça bruxas, Gandalf, Harry Potter e tudo o mais" (...)" A mágica que Rose Rouge me ensinou é fofa, doce e cor de rosa". É assim que a menina Laurel Ferguson nos apresenta a sua Mágica de Marshmallow.”
Leia o texto na íntegra

Resenha – Literatura infanto-juvenil
Banho!, de Mariana Massarani
“Mariana Massarani articula palavra&imagem para contar uma inédita história de um banho bem molhado e humorado, em que a imaginação (e a leitura de um livro) transforma o cotidiano doméstico. O texto verbal pontua pistas para o olho mergulhar e desvendar a ilustração, em seus detalhes mais cômicos.”
Leia o texto na íntegra

Nenhum comentário: