25 de julho de 2007

Dicas de Leituras

Literatura brasileira
Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado
“Assim como quem nasce homem de bem deve ter a fronte altiva, quem nasce jornal deve ter artigo de fundo. A fachada explica o resto.Este livro não nasceu livro: nasceu jornal. Estes contos não nasceram contos: nasceram notícias. E este prefácio portanto também não nasceu prefácio: nasceu artigo de fundo.Brás, Bexiga e Barra Funda é o órgão dos ítalo-brasileiros de São Paulo.Durante muito tempo a nacionalidade viveu da mescla de três raças que os poetas xingaram de tristes: as três raças tristes.”
Leia o texto na íntegra

Literatura mundial
O peru de Natal, de Alberto Moravia
“No dia de Natal, quando o comerciante Policarpi-Curcio ouviu no telefone a mulher pedindo-lhe que chegasse em casa pontualmente porque tinha peru, alegrou-se muito, visto que, com o passar dos anos, não lhe restara outra paixão a não ser a gula. Imensa porém foi sua surpresa quando, ao chegar em casa por volta de meio-dia, encontrou o peru não na cozinha, enfiado no espeto e girando lentamente sobre um fogo de carvão, mas na sala de visita.”
Leia o texto na íntegra

Poesia
Marília de Dirceu, de Tomaz Antonio Gonzaga
“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’ expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!”
Leia o poema na íntegra

Resenha
Por que lemos mal e como ler melhor, Eli Rozendo Santos
“'Muitos não gostam de ler, porque não aprenderam a ler'. Este enunciado e o título - Por que Lemos Mal e como Ler e Estudar Melhor – já chamam a atenção do leitor para o conteúdo da obra: diagnostica um problema e vislumbra sua possível solução."
Leia o texto na íntegra

Nenhum comentário: