10 de julho de 2007

Informes Literários do Grande Ponto

Prorrogadas as inscrições do Prêmio VivaLeitura 2007
Quem não conseguiu se inscrever no Prêmio VivaLeitura terá mais uma oportunidade: as inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 23 de julho. Em 2006, o Prêmio VivaLeitura revelou histórias emocionantes de vida e de cidadania. Agora é a vez de o Brasil conhecer outros trabalhos de estímulo ao desenvolvimento do hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos, que promovem verdadeiras transformações nas comunidades onde são realizadas. Os projetos inscritos na versão anterior e que não foram finalistas podem concorrer novamente este ano. O prêmio é de R$ 25 mil em cada uma das três categorias: bibliotecas (públicas, privadas e comunitárias); escolas (públicas e privadas); e sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet ou via postal (carta registrada, com aviso de recebimento, endereçada a: Prêmio VivaLeitura, Caixa Postal 710377, CEP 03410-970, São Paulo – SP). Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700987 ou clicando aqui.

VII Festival Nacional de Poesias
Voltado para poetas, residentes ou não no Brasil, o VII Festival Nacional de Poesias está com inscrições abertas até 30 de setembro. O tema deste ano é “Amizade” e há quatro categorias de premiação: infantil (até 12 anos), juvenil (de 13 a 17 anos), adulto (a partir de 18 anos) e escola com maior número de participantes. O objetivo é valorizar e estimular a criação literária. Para acessar o Regulamento e a Ficha de Inscrição clique aqui.

Festa Literária Internacional de Parati
A 5ª edição da Festa Literária Internacional de Parati (FLIP) recebeu na última semana mais de 70 escritores nacionais e internacionais e um público de cerca de 12 mil pessoas. Entre os nomes internacionais, estavam os sul-africanos contemplados pelo Nobel de Literatura J.M. Coetzee e Nadine Gordimer, o jornalista inglês Robert Fisk, o americano Lawrence Wright, o escritor israelense Amós Oz e autores argentinos, como Alan Pauls, César Aira e Rodrigo Fresán. A edição deste ano homenageou o escritor, jornalista e dramaturgo, Nelson Rodrigues. Paralelo à festa, ocorreram a Flipinha, voltada para alunos e professores de Paraty, e a Off Flip, criada em 2005 com o intuito de expandir os contatos culturais e artísticos durante a Festa Literária da cidade.

Prêmio Off Flip de Literatura
Na categoria nacional do II Prêmio Off Flip de Literatura, Luis Roberto Vassallo venceu em 1° lugar com Desconstrução, em 2º lugar ficou Katia Godinho Gilaberte, por Travessia, e, em 3º lugar, Maurício Decker ganhou com O mestre canoeiro. Já na categoria local, na qual concorriam os nascidos ou residentes em Paraty, o 1º lugar foi para José Tadeu Saraiva, por A caixa. Com Recado do mar, Indalécia Campos Freire ganhou em 2° lugar e Jacira Diniz ficou em 3° lugar com Encanto. Este ano, o conto foi escolhido como gênero literário do Prêmio Off Flip de Literatura. Cerca de 400 trabalhos foram inscritos, o dobro de 2006, ano de criação do prêmio, quando a poesia era o gênero literário que concorria.

59ª Reunião Anual da SBPC
De 8 a 13 de julho, acontece em Belém (PA) a 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O tema central do evento será “Amazônia: Desafio Nacional”. Discussões como aquecimento global, febre amarela, diversidade vegetal e agricultura sustentável na Amazônia entram na pauta. Paralelo à reunião, acontecem a Exposição de Tecnologia e Ciência (EXPOT&C), o Salão do Livro e a SBPC Cultural, entre outros eventos. O secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, fará uma palestra sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura no último dia do evento, além de participar de debate sobre Editoras Universitárias.

AGENDA LITERÁRIA

Feira do Livro da 59ª SBPC
De 8 a 13 de julho na Universidade Federal do Pará
Informações: (11) 3333-7878
ou http://www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra/

Feira do Livro de Jaraguá do Sul
De 9 a 17 de julho no Instituto da Educação e do Livro
Informações: (47) 3422-1133
ou feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br

Jornada Literária de Passo Fundo (RS)
De 27 a 31 de agosto
Informações pelo e-mail jornada@upf.br
ou no site http://jornadadeliteratura.upf.br/

Feira do Livro de Joaçaba (SC)
De 31 de agosto a 6 de setembro
Informações: feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br

Feira do Livro de Brasília
De 31 de agosto a 9 de setembro
Informações: http://www.feiradolivrobrasilia.com.br/

Feria Internacional del Libro en Ecuador
De 6 a 15 de julho em Guayaquil
Informações: http://www.expolibro.com.ec/

Nenhum comentário: