22 de julho de 2007

A Redinha e a ponte Newton Navarro

AG Sued
Entrando na onda para apontar algumas das maravilhas do RN, vou logo dando meu pitaco: a majestosa ponte Newton Navarro, rasgando o Rio Potengi, faz parte das sete maravilhas potiguares.

No primeiro plano, colocadas nos terços inferiores, as meninas esperam um sol distante, encoberto por nuvens que servem como um filtro para disseminar a luz.

A ponte como referência indica que é mais um domingo praieiro nas águas mornas da Redinha, que um dia encantou o modernista Mário de Andrade que escreveu no seu livro "Turista Aprendiz", em 1929: “Oculta nessa monotonia de banda do mar, fica a Redinha, praia de verão, bairro em que ninguém sonha pela preguiça do pensamento que atravessa o rio com esse sol.”

A origem do nome da praia, de acordo com Luís da Câmara Cascudo, faz referência a uma vila em Pombal, na beira baixa do rio Tejo, em Portugal. “Distrito vila, a margem esquerda do município de Natal. Redinha-de-fora é um local arruado. A Redinha-de-dentro fica na foz do Rio Doce, desaguadouro da lagoa de Estremoz”, diz o mestre Cascudo, no livro Nomes da Terra.

Nenhum comentário: