24 de julho de 2007

Revista Papangu - 42ª Edição

Sem ‘grampo’, desprovidos de gorjetas, enriquecendo a cultura nordestina

Em meio a tanto ‘grampo’, segredos, busca e apreensão, e ao contrário dos políticos natalenses, como também dos ares e mares lamacentos de Brasília — desabando em descrédito —, os Papangus, fiéis e desprovidos de propinas, arregalam os olhos e chegam a Mossoró para tentar desvendar outros mistérios, desta feita, na Câmara Municipal. É lá que ‘treze nomes e um segredo’ enche de alegria o executivo mossoroense — a nossa chamada de capa.

No Autores & Obras, Meireles passeia na obra do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ensaísta, pesquisador, teatrólogo, apresentador de TV e contista Tarcísio Gurgel e o seu polêmico, porém considerado marco zero da nova linguagem literária no Rio Grande do Norte, "Os de Macatuba".

Túlio Ratto, com fotos de Carlos José, entrevista o jornalista Carlos Santos — vivente há mais de duas décadas, como ele mesmo diz, em um apostolado no jornalismo. O faro jornalístico de Carlos, críticas contundentes, comentários incisivos, o fazem ser odiado por muitos e admirado por quem aprecia o debate, o contraponto.

Na Especial de julho, Yasmine Lemos bate um papo com o cineasta Silvio Tendler. Produtor de cerca de quarenta filmes entre curta, média e longa-metragem, entre eles "Os Anos JK — Uma Trajetória Política" (1980); "Jango" (1984); "Castro Alves — Retrato do Poeta" (1990) e "Carlos Mariguella", Silvio detém o maior arquivo particular, com mais de 5.000 títulos de filmes e vídeos, que documentam a História do Brasil nos últimos trinta anos.

O nosso Talento do mês é "Assis Marinho, o gênio maldito da arte potiguar". Embora nunca tenha freqüentado uma escola de pintura, Assis já ganhou alguns prêmios em sua carreira, realizou várias exposições, individuais e coletivas, e diz preferir vender seus quadros pessoalmente. Para Iaperi Araújo, membro a Associação Brasileira de Críticos de Arte, Assis Marinho tem demonstrado um aperfeiçoamento e uma simplificação cada vez maior no sentido de adequar sua mensagem à nossa realidade. A matéria é assinada pelo jornalista Alexandro Gurgel.

No Artigo, ‘Iconologia Política de Mossoró, o Poder Hegemônico e Mitológico da Oligarquia Rosado’, do cientista social Francimar Barboza; Em Crônica, a poeta potiguar Rizolete Fernandes traz ‘Uma permuta inusitada’; a escritora Valéria Nogueira Eik descreve uma história interessante e surpreendente, ‘Por amor’, é o nosso Conto de julho.

Na seção Poemas, a aura de Dércio Braúna, Lilia Souza, Graziela Rebouças, Cefas Carvalho, Paulo Bomfim, Antonio Miranda, Laio Manhães e Artur Eduardo Benevides.

O chargista Amâncio, desenhista Juscelino Neco, nossos papangunistas, Marco Túlio Cícero, David Leite, Antonio Capistrano, Raildon Lucena, Túlio Ratto, Yasmine Lemos, Damião Nobre, Cefas Carvalho, Alexandro Gurgel e Louro Dedé expõem suas idéias, sem temerem escutas telefônicas, na melhor revista de humor e cultura do País.
-
Onde encontrar a Papangu em Natal:
-
Banca Tio Patinhas (av. Rio Branco - centro)
Banca do Tôta (próximo ao CCAB Norte)
Livraria Siciliano (Midway Mall e Natal Shopping)
Livraria AS Livros (av. Salgado Filho)
Banca do Nordestão (av. Roberto Freire)
Banca do Nordestão (av, Salgado Filho, em frente a faculdade de odonto)

Nenhum comentário: