24 de julho de 2007

Fotografando a cultura potiguar

Sinceramente, eu gostei do resultado do concurso fotográfico “Um olhar sobre a cultura potiguar”, que deu ao assuense Jean Souza o primeiro lugar com a fotografia “Pau-de-sebo” (foto ao lado). O segundo e o terceiro lugar também foram para fotógrafos que atuam no interior do Estado, revelando talentos escondidos nos sertões. O segundo lugar ficou com outro assuense, Osair Andrade, com a foto “Pôr-do-sol” e a fotografia “Oh, meu Santo Antônio!”, de Ricardo Francisco, de Marcelino Vieira, ficou em terceiro lugar.

A premiação aconteceu na noite de ontem, no Teatro de Cultura Popular da FJA, onde foi realizada uma palestra sobre o ‘signo na fotografia cultural’, feita pelo professor do Departamento de Comunicação Social da UFRN, Itamar Nobre. Outras 18 fotografias obtiveram “Menção Honrosa”. Com um violão e a voz, a cantora mineira radicada em Natal, Luciane Antunes, fez um show interpretando canções de compositores potiguares.

Para não deixar dúvidas sobre os critérios selecionados (tema, regra, sensibilidade, grau de dificuldade, técnica, etc), foi escolhida uma comissão para selecionar as fotos, formada pelo escritor Tarcísio Gurgel, pelo professor Itamar Nobre e pelo fotógrafo Henrique José.

As fotografias farão parte de uma exposição itinerante que percorrerão várias cidades norte-riograndenses, percorrendo as agências do Banco do Nordeste, nas Casas de Cultura Popular e outros espaços culturais no Estado.

É preciso aplaudir a produtora “Caminhos Comunicação & Cultura” que fez o projeto e levou para ser aprovado pelo Programa BNB Cultural 2007, do Banco do Nordeste.

Nenhum comentário: