21 de agosto de 2007

Dia do Folclore será comemorado em Natal com palestras, debates e apresentações folclóricas

Foto: AG Sued
O Boi de Reis de Manoel Marinheiro fará apresentação na FJA.

A Fundação José Augusto será o palco de uma série de eventos para comemorar o Dia do Folclore, nessa sexta-feira. A partir das 8h, o presidente da FJA, Crispiniano Neto e Iaperi Araújo, presidente da Comissão Norte-riograndense de Folclore, abrem a programação com uma palestra. Em seguida, haverá uma apresentação do Boi de Reis de Manoel Marinheiro e Zé Hilton.

Às 14h, Severino Vicente, Deífilo Gurgel e Emanuel Amaral realizam um debate sobre o tema “O que é folclore?”, com Iaperi Araújo presidindo a mesa. Ás 16h, Américo Pita, Zé Lucas e Gutemberg Costa, realizam uma ampla discussão sobre “Cordel, Repente e Viola”, sob a coordenação de Crispiniano Neto. No mesmo horário, acontece o espetáculo “As Traquinagens de Mateus e Catirina” com o grupo Artes e Traquinagens, em frente ao Memorial Câmara Cascudo, na Praça André de Albuquerque,

Na Fundação José Augusto haverá exposição de brinquedos artesanais e objetos que retratam a cultura popular potiguar, durante todo o dia. No Teatro de Cultura Popular, às 16h30, tem apresentação de Congos de Calçola, Araruna, Concriz e duplas de aboiadores e violeiros.

O evento marca o início da Semana de Cultura Popular que será realizada na segunda quinzena de setembro. Em três dias de intensa manifestação artística, a FJA apresentará manifestações folclóricas e populares, festival de violeiros e sanfoneiros, exposições de artes, shows musicais e feira de cultura popular com cordel, xilogravura, artesanato, culinária, mangai e raízes.

Chico Daniel foi escolhido para ser o grande homenageado desta Semana de Cultura Popular. Um reconhecimento mais que justo por toda a sua contribuição para a cultura do Rio Grande do Norte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se a semana do folclore é esta, com o seu dia hoje, 22/08, por que só celebrada na segunda semana de setembro? Tudo bem que o Ministério da Cultura esteja em greve, mas o repasse de verbas é mensal apenas? A Fundação José Augusto não tem um níquel em fundos de reservas? Só dúvidas apenas. Valeu, Alexandro.