27 de agosto de 2007

América fica de quatro diante do Santos

A derrota de 4 x1 para o Santos, em pleno Machadão, marca uma trajetória cheia de ações desastrosas e ingerências desportiva que o torcedor americano vem sofrendo. Em 21 jogos disputados no Brasileirão 2007, o América perdeu 17 vezes e foi a 10ª derrota em 11 jogos diante da sua torcida.

Na coletiva depois do jogo, o presidente do América, deputado Gustavo Carvalho disse que “o torcedor deveria se orgulhar de ver o América disputar a Série B no próximo ano”, reconhecendo que não há mais nada que se possa fazer para evitar o rebaixamento. O deputado culpou o “Clube dos 13” pela falta de investimento no clube, já que os grandes times do sul têm uma cota financeira bem maior do que os “pequenos”. “Enquanto o América recebe R$ 4 milhões, os grandes clubes recebem R$ 20 milhões. Assim fica difícil um equilíbrio”, ressaltou.

Fui designado pelo jornal O Mossoroense para cobrir os jogos do América no Machadão e a cada jogo, vejo a desanimação dos torcedores que se decepcionaram com o time. Uns torcedores mostravam dinheiro para o banco de reserva do América, enquanto outros faziam protestos silenciosos. Nesse último jogo, um cidadão desfilava com uma faixa no peito que dizia: “O América não é carnaval fora de época. O torcedor é palhaço?”, um recado direto para o deputado, que também é um dos comandantes da Destaque, organizadora do Carnatal.

Durante esse período, nunca consegui saber qual seria a escalação do time que jogaria porque a cada jogo se formava um time diferente. A falta de entrosamento e o cansaço de jogadores fora de forma - contratação de última hora - também caracterizaram a falta de rendimento em campo. Em várias partidas, o time jogou em função do meia Souza, esperando que sua fama ganhasse algum jogo. Até hoje, Souza não rendeu o esperado pela torcida e, contra o Santos sofreu uma pancada que deve deixá-lo fora de campo por um ou dois meses.

Por uma ironia do futebol, o América venceu o Santos por 3 x 2 dentro da Vila Belmiro no início do Campeonato Brasileiro. É bom destacar que na ocasião o Santos jogava com os reservas porque poupava seus jogadores titulares para um jogo internacional de maior importância. Na foto acima, o jogador santista deixa o atleta americano de quatro diante da força total do time paulista.
No final das contas, venceu um time bem montado por Vanderley Luxemburgo e com real chances de ser campeão brasileiro. Perdeu a partida um time desorganizado, sem entrosamento tático e com sérios problemas de preparo físico. Uma coisa é certa: o América está garantido na Série B do Brasileirão 2008 e a diretoria do clube já está trabalhando nessa perspectiva.

Nenhum comentário: