Na manhã do dia 19 de agosto de 1839, a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para uma platéia espantada os detalhes do novo processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre. O físico apresentava e doava ao mundo o daguerreótipo.
Naquele momento, o ato parecia uma mágica. Uma caixa escura, ferramenta capaz de captar e fixar numa superfície o mundo “real”. A nova invenção teve importância mais filosófica do que científica. Nasceu dentro do germe da sociedade industrial e a partir desta data o mundo nunca mais foi o mesmo.
Em Natal, a data não passará em branco e preto. Para comemorar os 168 da fotografia no mundo, a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) está reunindo seus associados e fotógrafos em geral para uma ação social na favela do Maruin, no Canto do Mangue. No próximo domingo, 19 de agosto, os fotógrafos levarão balas, pipocas e doces para a criançada, enquanto é feito o registro fotográfico do lugar.
A iniciativa partiu do repórter-fotográfico Canindé Soares, que já havia realizado outras experiências para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, e foi absorvida pela Aphoto. O propósito é deflagrar uma campanha para arrecadar alimentos a ser distribuídos na própria comunidade, quando serão exibidas as fotografias captadas no próximo domingo. “Além de fazer uma ação social, vamos registrar os últimos momentos do Maruin, que vai sair para a ampliação do porto”, disse Canindé Soares.
Para o jornalista Alexandro Gurgel, presidente da Associação Potiguar de Fotografia, o evento é uma oportunidade de difundir a fotografia no Estado, reunir o maior número de fotógrafos possível e divulgar as ações da Aphoto. Conforme o presidente, posteriormente, será marcado uma data para projeção e exposição das fotografias na comunidade, oportunidade que será feita a distribuição dos alimentos arrecadados.
Em um mundo completamente dominado pela imagem, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado. “Vamos aproveitar a força da fotografia e registrar como vive a comunidade do Maruin, antes que se acabe”, ressaltou o presidente.
Serviço
Dia Mundial da Fotografia
Quando? 19 de agosto
Onde? Favela do Maruin
Horas: 14:00 às 16:00
Concentração: Mercado do Peixe, Canto do Mangue, a partir das 13h.
CONTATOS:
Canindé Soares: 9994.2841
canindesoares@hotmail.com
canindesoares@hotmail.com
Alexandro Gurgel: 8817.3359
alex-gurgel@oi.com.br
alex-gurgel@oi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário