14 de agosto de 2007

Informes Literários do Grande Ponto

BALE - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas
Há quase um ano, a BALE - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas percorre bairros e escolas do município de Pau dos Ferros (RN) levando cerca de 600 livros de literatura infanto-juvenil – de clássicos contos de fadas a contos contemporâneos –, romances, poemas e biografias, entre outros. Este ano, o projeto pretende beneficiar 450 pessoas (crianças, jovens, donas-de-casa, idosos) e adquirir novos livros e equipamentos audiovisuais como projetor de multimídia, telão, notebook e caixa de som.

Debates sobre o preço fixo do livro
Adotado por outros países latino-americanos e por alguns europeus, o tema “Preço Único do Livro” começa a ser debatido também no Brasil. A Associação Nacional de Livrarias publicou em seu site argumentos a favor da ação da medida e uma lista dos países que já adotaram essa prática. A Câmara Brasileira do Livro, que ainda não tem posição oficial sobre o assunto, promoverá a debate “O Preço Fixo do Livro: Vantagens e Desvantagens para o Mercado Editorial e Livreiro” durante o 35º Encontro Nacional de Editores e Livreiros. A ANL também irá debatar o assunto em uma mesa-redonda (“Esboço da Lei do Preço Único. Situação Atual e Viabilidade do Projeto”), durante a 17ª Convenção Nacional de Livrarias.

Exposição comemora 125 anos do Nascimento de Monteiro Lobato
Monteiro Lobato ganha mais uma homenagem em 2007, agora no estado do Rio de Janeiro. A Exposição 125 anos do Nascimento de Monteiro Lobato - A Origem de seu Mundo Mágico ficará aberta de 21 de agosto a 11 de outubro nas dependências do SESC Niterói (sempre de terça-feira a sábado, das 9 às 16 horas). Além da exposição com o trabalho de diferentes ilustradores da obra deste que é a grande referência da literatura infanto-juvenil brasileira, o SESC Niterói cede também espaço para a 2ª Feira Literária Monteiro Lobato.

Quando uma ação ajuda outra
A Secretária Municipal de Cultura de Guarulhos doou recentemente livros e um computador para o projeto Clube da Leitura. O curioso é que tanto a Secretaria quanto o projeto foram finalistas do Prêmio VivaLeitura de 2006. A prefeitura de Guarulhos, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Comunicação Social, na categoria 1 (Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias), pelo projeto de modernização e dinamização de seus sistema de bibliotecas. E o Clube da Leitura, na Categoria 3 (Pessoas físicas, universidades e instituições), pela iniciativa de se montar na feira da cidade mineira de Pirapora uma banca de livros para empréstimo. Conheça estes e outros projetos finalistas clicando aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

somos muito gratos ao povo de Guarulhos pela ajuda ao nosso projeto de incentivo a leitura neste sertão de minas, este computador e os livros que recebemos, servem a pessoas que poderiam estar em vários outros locais em uma manhã de domingo, mas vão a uma barraca de feira ler. obrigado ao secretário Edimilson. grato também ao blog por divulgar. leo do peixe