20 de agosto de 2007

Informes Literários do Grande Ponto

Prêmio Cunhambebe de Literatura Estrangeira
O Prêmio Cunhambebe de Literatura Estrangeira visa contemplar a melhor obra de ficção estrangeira e contemporânea traduzida e publicada no Brasil em 2007. A inscrição é gratuita e deve ser feita mediante o envio de dez exemplares do livro, que serão destinados à comissão, composta por nove jurados (escritores, críticos e jornalistas literários), e ao curador do prêmio. Livros publicados durante o primeiro semestre deste ano devem ser encaminhados até 30 de setembro e os publicados no segundo semestre, até 31 de dezembro. O endereço para envio dos exemplares deve ser solicitado pelo e-mail curadoria@premiocunhambebe.org. Mais informações no site http://www.premiocunhambebe.org/.

Sopa de Letras
O projeto Sopa de Letras é um programa de rádio voltado para o público infantil veiculado semanalmente na Rádio Universitária da Universidade Federal de Goiás (UFG). As crianças participam do processo de definição dos temas, pesquisas, roteiro, gravação e edição digital. Cada programa, de trinta minutos de duração, tem a literatura como eixo principal. O projeto também desenvolve oficinas de capacitação em roteiro, gravação e edição digital para professores e, principalmente, para alunos da rede pública, sensibilizando-os para a multiplicação de programas em qualquer laboratório de informática presente nas escolas públicas.

20 anos sem Drummond
No último dia 17 de agosto completou-se duas décadas que o Brasil perdeu um dos maiores poetas de sua história. Carlos Drummond de Andrade, também cronista e contista, marcou a literatura de língua portuguesa com seus versos algumas vezes melancólicos, outras satírico ou irônico, mas sempre trabalhados com um rigor estético que se aproveitou das liberdades lingüísticas do modernismo para construir um caminho próprios. Leia aqui e aqui algumas poesias e crônicas de Carlos Drummond de Andrade. Leia também A Máquina do Mundo, escolhido como o melhor poema brasileiro de todos os tempos por escritores e críticos em matéria do jornal Folha de S. Paulo.

Scielo completa 10 anos
A primeira biblioteca pública de revistas científicas do Brasil, a Scielo (Scientific Electronic Library Online), completa dez anos em agosto. O serviço disponível no endereço eletrônico http://www.scielo.org/ reúne o conteúdo de cerca de 450 publicações do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Jamaica, Portugal e Espanha. Somente a versão brasileira conta com 186 revistas indexadas e 86 mil artigos - sobre todas as áreas do conhecimento - que têm em torno de 7,5 milhões de acessos por mês, conforme informa nota da CBL.

O sucesso da literatura infanto-juvenil alemã
A extraordinária saga mercadológica do bruxo inglês Harry Potter, cujo volume final tornou a bater novos recordes de vendas, pode ofuscar um outro fenômeno literário infanto-juvenil europeu. Segundo noticia a Deutsche Welle, em 2006 a Alemanha vendeu ao exterior 2.300 direitos de livros infanto-juvenis, um número duas vezes superior ao de 2001. China, Coréia e os países do Leste Europeu são os principais importadores. E “dos 1,5 milhão de exemplares vendidos fora da Alemanha, 500 mil foram para o Reino Unido e para os Estados Unidos, mercados de difícil penetração de literatura infanto-juvenil não-inglesa”.

Instituto Pró-Livro
Criado em outubro de 2006, o Instituto Pró-Livro é uma associação de caráter privado e sem fins lucrativos que visa o fomento à leitura e à difusão do livro. Contando com recursos constituídos, principalmente, por contribuições de entidades do mercado editorial, desenvolve projetos próprios ou apóia os que tem esse objetivo. O Instituto estabelece “seu Planejamento Estratégico e Plano de Ações tendo como orientação os Objetivos e Eixos definidos pelo PNLL; pela UNESCO e outros organismos nacionais e internacionais estudiosos do assunto e os resultados de pesquisas e estudos realizados pelo Instituto e seus parceiros”. Seu site, além de disponibilizar o estatuto da organização, traz uma lista mensal das empresas contribuintes, separadas pelas três instituições que criaram o Pró-Livro (Abrelivros, CBL e Snel). Em breve, prometem também colocar na página eletrônica os projetos e a forma de enviá-los.

Concurso Internacional Terminemos este Conto
Pedro Bento Peres de Oliveira, de 17 anos, foi o vencedor no Brasil da primeira edição em língua portuguesa do Concurso Internacional Terminemos este Conto, promovido pela União Latina. Voltado para estudantes de 14 a 18 anos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e das unidades do Colégio Pedro II, o concurso consistiu em finalizar o Conto de Verão nº 2: Bandeira Branca, de Luis Fernando Veríssimo. Pedro ganhará como prêmio uma viagem cultural de uma semana a Portugal, junto com os vencedores de outros países participantes – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo
Começa na próxima segunda, dia 27 de agosto, e segue até o dia 31 a 12ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Este ano, como tema Leitura da Arte & Arte da Leitura, se buscará “pensar a leitura num paradigma amplo, que incorpore, como objeto, as várias manifestações artísticas e que perceba o sujeito leitor como um atuante artífice de múltiplas interpretações perante os produtos da cultura”. A programação da 12ª Jornada de Literatura também abarca a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, o 6ª Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, o 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras – Revisitando os Clássicos II, o Encontro de Autores Gaúchos, além de vários cursos.

Simpósio internacional de contadores de histórias
O Sesc do Rio de Janeiro organiza, de 23 a 26 de agosto, o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias. O tema deste ano é Histórias de Quem Faz Histórias e o evento será dedicado à relação entre oralidade e literatura, e à discussão sobre como o contar histórias é fundamental no processo de formação do leitor. Os encontros acontecem no Espaço Sesc, em Copacabana (Rua Domingos Ferreira 160). Mais informações pelos telefones (21) 3904-2210 ou (21) 9828-0767 e também pelo e-mail simposiohistorias@gmail.com.

Nenhum comentário: