7 de agosto de 2007

RN celebra 506 anos de existência

AG Sued
Hoje, o Rio Grande do Norte completa 506 anos. No dia 7 de agosto de 1501, foi fixado o primeiro Marco de Posse colonial da terra brasileira por Portugal, fato que para muitos historiadores, representa o registro de nascimento do Brasil.

De acordo com a lei 7.831, de 30 de maio de 2000, o dia 7 de agosto foi instituído como sendo o aniversário do Estado. A lei é de autoria do ex-deputado Valério Mesquita e sancionada pelo então governador Garibaldi Alves Filho.

“Considero a fincagem do Marco de Posse o fato mais importante não só da história do RN, como também da história do país, porque esse fato representa o nascimento jurídico do Brasil e marca a primeira presença física portuguesa em território brasileiro”, disse o historiador Marcus César Cavalcanti.

Para comemorar a data, o governo do Estado e o Instituto Histórico e Geográfico do RN, promove uma solenidade, hoje à noite, às 20h, no Centro de Convenções de Natal. Na ocasião a Orquestra Sinfônica do Estado realizará uma apresentação especial. Acontecerá também, o lançamento do livro “O Brasil nasceu juridicamente no RN”, escrito por Marcus César Cavalcanti e Enélio Petrovich, que apontam provas e registros que fundamentam sua tese de que o Brasil nasceu no RN.

O Marco de Touros

O Marco de Touros é o mais antigo marco colonial em território brasileiro. Sua chantagem foi o primeiro acontecimento histórico no território potiguar e também o evento oficial de posse do país. Atualmente, o Marco de Touros encontra-se exposto no Forte dos Reis Magos. Feito em pedra lioz, o marco mede 1,62 metros de altura, 32,5 centímetros de largura e 25 centímetros de espessura. Traz esculpido no primeiro terço, a Cruz da Ordem de Cristo (a famosa Cruz de Malta) e, abaixo, as armas do rei de Portugal. Ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural. Em 1976, foi retirado de forma forçada da comunidade pelo representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísticos no rio Grande do Norte (IPHAN), Oswaldo de Souza. No município de Touros, lugar do Marco original, existe uma réplica que mantém a tradição, os mitos e a crença religiosa do povo.
-
Com informações da Tribuna do Norte

Nenhum comentário: