11 de setembro de 2007

RAPADURA NEWS

AG Sued

Falta de respeito
Todos os dias, motoristas imprudentes, que precisam ir à Assembléia Legislativa do Estado, no centro de Natal, estacionam seus carros em locais proibidos, ignorando os sinais de trânsito e ao lado da placa “proibido estacionar”. Enquanto isso, a Polícia de Trânsito faz “vista grossa” e não coíbe a irregularidade, assegurando a impunidade para aqueles que cometem infração no Código Nacional de Transito. Os ônibus de turismo, que são permitidos parar por breves períodos não têm lugar para estacionar e, em conseqüência, os visitantes não descem para conhecer o Palácio da Cultura. Um absurdo!

FestNatal 2007
Os filmes concorrentes da mostra "Vidas na Tela" serão exibidos nas salas do Moviecom, no Praia Shopping, em Ponta Negra, de 28 de setembro a 04 de outubro. A produção do Festival de Cinema de Natal abriu inscrições para filmes de documentários de longa metragem e de cinebiografias, em películas de 35 mm e digital, com tempo mínimo de 60 minutos.

BNB Cultural
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lançou nesse segunda-feira, o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, BNB-Cariri (em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará) e BNB-Sousa (no Alto Sertão Paraibano), durante o ano de 2008. Os interessados poderão apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, manifestações artísticas da tradição popular nordestina, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte e oficinas de formação artística. Todas as informações (edital e formulários) para inscrição de propostas estarão disponíveis no site dos Centros Culturais Banco do Nordeste. Mais informações, acesse o site: www.bnb.gov.br/cultura

The Great Picture
Seis fotógrafos pirados resolveram criar uma fotografia em preto e branco de dez metros de altura por 33 de comprimento e batizaram a obra de "The Great Picture" (ou "A Grande Fotografia", em tradução livre) é a maior fotografia já tirada no mundo. A fotografia está em exposição no Art Center College of Design, na Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com um dos fotógrafos, em entrevista a uma revista americana, para realizar a façanha, um hangar de jatos F-18 foi transformado em uma gigante câmera obscura, uma câmera fotográfica primitiva, e foram gastos US$ 65 mil, o equivalente a aproximadamente R$ 127 mil. Coisa de americanos pirados que não tem mais o que inventar!

Audiovisual Potiguar
Na véspera do feriado da independência, a Fundação José Augusto realizou a terceira reunião com grupos para discutir propostas que servirão de base no processo de elaboração de políticas públicas para o setor audiovisual e criar um pólo audiovisual no Estado. Na ocasião estavam representadas as seguintes entidades: Fundação José Augusto, TVU, ABDeC-RN, UnP, Intefilmes, Usina Produções, Oitosetedoistres Cine, além de realizadores independentes. As principais proposta levantadas foram: Criação de um programa de formação profissional nas mais diversas áreas do setor audiovisual; Aquisição de equipamentos de capitação de imagem e som (Centro de Produção Digital - CPD); Criação de editais de concursos para filmes de curtas e longas metragens (Cinema e TV); Criar a Programadora Potiguar; Equipar as Casas de Culturas com projetores multimídia; Mapear a produção audiovisual do Estado; Criar cursos de formação (platéia e profissional) nas Casas de Cultura do Estado; Criar o Fundo Estadual de Cultura, entre outras propostas. A próxima reunião será agendada pela Fundação José Augusto, para no prazo máximo de 15 dias. Logo que definida a data, a assessoria de audiovisual da FJA comunicará a todos os interessados.

Curso de Fundamentos da Aquarela
O professor Vicente Vitoriano vai ministrar um Curso de Aquarela Básica, destinado a todo aquele que deseja trabalhar com este meio de expressão artística. O Curso tem a duração de 20 horas divididas em 5 sessões de 4 horas-aula, realizadas às segundas-feiras, a partir do dia 17 de setembro de 2007, das 18 às 21 horas, na Sala 2 do Setor de Aulas do Departamento de Artes. Inscrições abertas no NAC/UFRN até a data da abertura do curso. Mais informações: 3215-3237.

Bienal do Rio de Janeiro
Começa nesta quinta, a XIII Bienal Internacional do Rio de Janeiro com 290 autores nacionais e estrangeiros convidados. Até o dia 23, a expectativa é que cerca de 600 mil pessoas tomem contato com os livros e produtos editoriais de 950 expositores. Além dos países da América, serão homenageados Ariano Suassuna e Gabriel Garcia Marquez (ambos completam 80 anos em 2007). O escritor e dramaturgo brasileiro, que confirmou a sua presença no evento, também será tema de palestras e fóruns de discussão.

Justiça polonesa condena escritor que relatou crime em livro
Literatura e realidade andaram se misturando na Polônia. Uma nota da BBC Brasil relata o caso de Krystian Bala, culpado, segundo a Justiça polonesa, pelo assassinato de Dariusz Janiszewski em 2000. O detalhe curioso é que o crime foi descoberto “por causa da publicação de um romance, há quatro anos, no qual ele relatava os detalhes de um assassinato semelhante”. O livro era o primeiro romance do filósofo Bala, condenado a 25 anos de prisão.

Nenhum comentário: