17 de outubro de 2007

Evento inédito debate mundo digital

Natal recebe entre os dias 7 e 10 de novembro o Ciclo de Debates “Além das Redes de Colaboração: diversidade cultural e as tecnologias do poder”, que vai reunir no Cefet 16 especialistas em áreas como softwares, cinema, sociologia, música e meio ambiente. Com inscrições gratuitas e estimativa de público em 600 pessoas, o evento vai tratar de assuntos como direitos autorais, liberdade e privacidade, cibercultura e convergência de tecnologias na internet.

Entre os focos das discussões, estão questões ligadas diretamente ao dia-a-dia da sociedade em geral, principalmente com a presença cada vez mais marcante dos softwares livres na tecnologia usada por empresas, instituições de ensino e usuários domésticos. Os temas perpassam por assuntos ligados à relação da educação e o vasto mundo das redes digitais - a questão do direito autoral, ao comprometimento da liberdade nas redes digitais pelas grandes corporações, à criatividade e a combinação de culturas através dessas redes e à forma como a convergência de tecnologias poderá contribuir com a TV Pública.

Mostrar as possibilidades, a potencialidade e os riscos que as tecnologias do poder trazem para a diversidade cultural e para a emancipação das subjetividades faz parte da temática dos encontros. O curador é Sérgio Amadeu da Silveira, doutor em Ciência Política, e os curadores associados são Nelson Pretto, doutor em Ciências da Comunicação e Giba Assis Brasil, roteirista, montador e jornalista. A coordenação audiovisual do projeto é da produtora Luciana Tomasi, jornalista, cineasta e sócia-diretora da Casa de Cinema de Porto Alegre. Todos os encontros são introduzidos por uma atividade cultural relacionada com o tema da palestra.

Promoção da Casa de Cinema de Porto Alegre, em uma parceria com Associação Software Livre (RS) e Projeto Software Livre do Rio Grande do Norte (RN), o evento tem inscrição gratuita e está sendo realizado também no Rio Grande do Sul – a etapa de Porto Alegre começou nesta segunda-feira (15/10) e vai até esta quinta-feira (18/10). Vale ressaltar também que o Ciclo de Debates é um dos selecionados pelo Programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura. Mais informações e inscrições no site http://alemdasredes.softwarelivre.org/. Na entrada, serão solicitados dois quilos de alimentos não perecíveis.

Nenhum comentário: