4 de outubro de 2007

Informes Literários do Grande Ponto

Lula fala sobre a difusão do livro em cerimônia na ABL
A Academia Brasileira de Letras comemorou os 110 anos de sua fundação com uma cerimônia que contou com as presenças do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Lula, após salientar os serviços prestados pela ABL à cultura brasileira em todo esse seu período de existência, defendeu a implantação de uma política de Estado para o livro e a leitura, “construída em diálogo com a sociedade, que transcenda este ou aquele governo e garanta programas permanentes e ações continuadas de fomento ao setor”.

Cartografia Literária
O projeto Cartografia Literária está mapeando experiências literárias praticadas por grupos diversos da cidade de São Paulo (SP), em especial manifestações espontâneas, não condicionadas pelo poder público, nem presas a estruturas lucrativas. Para isso, promove encontros e entrevistas como formas alternativas de contato e experimentação com a leitura e a produção literária. A literatura como experiência social é investigada, considerando aspectos como nacionalidade, condições sociais, situação geográfica, códigos culturais, formação intelectual e envolvimento artístico, entre outras demarcações.

Ano Nacional Machado de Assis
2008 é o centenário da morte de Machado de Assis, cujas obras podem ser conferidas integralmente on-line. Lançamentos, seminários e espetáculos teatrais, entre outras atividades culturais e acadêmicas, estão sendo preparados. E, no último dia 19 de setembro, foi também decretado que 2008 será o Ano Nacional Machado de Assis, fato que incrementará ainda mais a agenda de eventos que tenham como tema o “Bruxo do Cosme Velho”, que é como Carlos Drummond de Andrade chamava o escritor. As ações do Ano Nacional Machado de Assis começam já em 2007, mais precisamente em 23 de outubro, com uma exposição sobre as obras do escritor na 27ª Feira do Livro de Santiago, no Chile.

Poesia ao Vídeo
A Fliporto anunciou os vencedores do concurso Poesia ao Vídeo, que busca valorizar e divulgar a arte poética e incentivar a edições de poemas nesse formato. O primeiro lugar ficou com Sônia Lessa, de Recife, pela edição do poema "Jogo Noturno", do poeta Mauro Mota (clique aqui para assistir ao vídeo). Em segundo, Victor Manuel Martinez Salgado, da Cidade do México, com a edição do poema "Ausencia de ti", de Arturo Sodama (clique aqui para ver o vídeo). E, em terceiro, Silvino Ferreira Jr, de Londres, que trabalhou seu próprio poema "Processador de palavras" (veja aqui).

Bienal de Pernambuco
Recife recebe, entre os dias 5 e 14 de outubro, a 6ª edição da Bienal do Livro de Pernambuco, cujo eixo temático será “Literatura: Diálogos e Interfaces”. Segundo o site do evento, o governo pernambucano firmou parceria com a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros para garantir a presença dos 31.341 professores da rede estadual de ensino, além de investir cerca de R$ 7 milhões entre distribuição de bônus para professores, escolas e bibliotecas. A estimativa é de um público de 550 mil pessoas.

Feira do Livro de Ribeirão Preto
Começou no último dia 28 e segue até o próximo domingo a 7ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP). São quase 200 escritores de Ribeirão Preto e da região que vão comercializar cerca de 2 mil livros. A organização da feira espera receber 350 mil pessoas nos dez dias do evento, um aumento de 20% em relação ao público do ano passado.

3º Concurso Prêmio Academia Paulista de Letras
Academia Paulista de Letras abriu inscrições para o 3º Concurso Prêmio Academia Paulista de Letras, dedicado a premiar obras poéticas publicadas durante 2007. O autor precisa ser paulista ou residir no Estado de São Paulo há pelo menos três anos. O prêmio é de 30 mil reais e o prazo se encerra em 16 de dezembro.

2º Salão do Livro de Ipatinga
Começa amanhã e segue até o dia 7 o 2º Salão do Livro de Ipatinga, com 50 atrações culturais, entre espetáculos de teatro, música, oficinas, recitais, lançamentos editoriais, narração de histórias e bate-papos com escritores. Além, é claro, de uma feira de livros com 23 expositores. O evento também realiza a primeira edição do concurso de redação “Jovem Leitor.

Nenhum comentário: