20 de outubro de 2007

Loja Maçônica Filhos da Fé comemora 108 anos

Por Alexandro Gurgel

Considerada uma das matriarcas potiguares, a Loja Maçônica Filhos da Fé, fundada em 23 de outubro de 1899, comemora seus 108 anos com uma grande festa.

Comandada pelo venerável (presidente) Antônio Teixeira de Medeiros, a loja prepara uma vasta programação, culminando com uma festa de gala nos salões da AABB, hoje, a partir das 22h.

Na segunda-feira, os maçons se reúnem na Loja Filhos da Fé para a entrega da comenda "Raimundo Ribeiro da Hora", venerável e grande nome da maçonaria potiguar. A honraria será entregue a pessoas maçons e não-maçons com relevantes serviços prestados à comunidade e à maçonaria.

Entre as figuras de destaques não maçons que receberão a comenda estão o jornalista Paulo Macedo e Maria Rodrigues, esposa do ex-venerável João Cosme de Melo. Entre as personalidades maçons, destacam-se Mirocem Ferreira, Antônio Figueiredo Cavalcanti e José Edmar de Araújo, todos pertencentes à Loja Filhos da Fé.

Todo ano, durante a comemoração de aniversário da loja, os maçons se reúnem para escolher uma loja no Estado que tenha se destacado. Este ano, as homenagens serão voltadas para a Loja Coronel Fausto, em Areia Branca, que está completando 50 anos de funcionamento. Por ser a segunda loja mais antiga de Natal, Filhos da Fé já teve em seus quadros figuras ilustres na sociedade natalense como Armando de Lima Fagundes, Clementino Câmara, Aluízio Menezes, Hegéssipo Reis de Oliveira, Bartolomeu Fagundes, Emídio Fernandes, entre outros nomes.

Maçonaria mantém trabalho social filantrópico

A maçonaria é uma sociedade discreta, na qual homens livres e de bons costumes denominando-se mutuamente de irmãos cultuam a liberdade, a fraternidade e a igualdade entre si.

Seus princípios são a tolerância, a filantropia e a justiça. Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, à intolerância e à falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época. Hoje, em tempos democráticos, os maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do mundo.

Sendo uma sociedade iniciática, seus membros são aceitos por convite expresso e integrados à irmandade universal por uma cerimônia denominada "iniciação".

Essa forma de ingresso repete-se, através dos séculos, inalterada e possui um conteúdo, que obriga o iniciando a meditar profundamente sobre os princípios filosóficos que sempre inquietaram a humanidade.

Um dos fundamentos principais da maçonaria é a beneficência, contribuindo para o crescimento interior dos homens.

Na beneficência, a Loja Filhos da Fé mantém uma ajuda a várias instituições carentes em Natal, como o "Lar da Mãe Rosinha", na praia de Pirangi, "Lar Feliz", em Cidade Satélite, "Abrigo de Idosos São Vicente de Paula", nas Rocas, e o "Lar do Ancião Evangélico", entre outros.

Cada loja possui independência em relação às outras lojas da jurisdição, mas estão ligadas a uma Grande Loja ou Grande Oriente, sendo estes soberanos. Cada Grande Loja ou Grande Oriente denomina-se de "potência".

Essa é uma divisão puramente administrativa, pois as regras, normas e leis máximas, denominadas "Landmarks", são comuns a todos os maçons. Um dos landmarks básicos da Ordem é que o homem, para ser aceito, deve acreditar em um princípio criador, independente de sua religião.

Nenhum comentário: