21 de outubro de 2007

‘Mercado de Sabores’ é o grande vencedor do 4º Festival Gastronômico da praia de Pipa

AG Sued
29 pratos concorreram para o 4º Festival Gastronômico de Pipa.
-
Por Alexandro Gurgel
-
Pipa, praia do município de Tibau do Sul, litoral sul do Estado e distante 80 km de Natal, vem se destacando no cenário nacional como um dos mais importantes destinos turísticos do Rio Grande do Norte. A praia de Pipa tornou-se célebre por suas diversas atrações de lazer, passeios ecológicos, comércio variado, diversos bares e restaurantes com alternativas para todos os gostos.

Recebendo um grande número de visitantes de todas as partes do mundo, Pipa é um lugar perfeito para a promoção de um Festival Gastronômico, que reúne culinária e cultura nordestina em um ambiente cosmopolita de puro charme.

O 4º Festival Gastronômico da Pipa aconteceu entre os dias 4 e 14 de outubro, com a participação de 29 pratos para degustação e ambientes para conhecer, além de oficinas culinárias, aulas, cursos, palestras, vídeos e uma vasta programação cultural. Hoje ocorrerá a entrega dos prêmios aos vencedores, a partir das 19h.

O grande vencedor na "Categoria Restaurante" ficou com Restaurante Mercado, de Tibau do Sul, concorrendo com o prato "Mercado de Sabores", que eram trouxinhas de carne de sol ao molho agridoce de manga, preparado pelo chef Reinaldo. O 2º lucar ficou com Oca Toca da Coruja Restaurante, com o prato "Risoto de limão galego, envolto com filés de cavala ao molho de calda de pitanga", preparado pelo chef ítalo Sales. E o 3º lugar foi para o Taverna Restaurante e Bar com o prato "Camarão do Coronel Chique", sob o comando do chef Ariel Aranda.

O Festival Gastronômico de Pipa é um evento idealizado e dirigido pelo secretário de Turismo do município de Tibau do Sul, Cláudio Freitas, e coordenado pela turismóloga Luciana Melo, contando ainda com o envolvimento direto de mais de 300 profissionais do ramo, entre organização, coordenação, pessoal de apoio, restaurantes participantes e artistas.

"Sabemos da excelente imagem do nosso destino turístico, da importância para a economia do nosso município e do nosso Estado. E o Festival Gastronômico da Pipa vem demonstrando isso, buscando um consumidor exigente que saiba valorizar uma combinação de lazer, boa comida e descanso numa praia paradisíaca", ressaltou o secretário de turismo.
-
RN conta com três grandes eventos do estilo

Assim como os festivais gastronômicos de Martins e Mossoró, o Festival Gastronômico da Pipa tem como objetivo proporcionar o fortalecimento do Turismo e enfatizar a importância da cultura regional através da gastronomia, estimulando a utilização de matérias primas produzidas na região.

Enquanto em Martins e Mossoró o regulamento permite a participação de restaurantes locais e convidados, o Festival Gastronômico da Pipa é disputado exclusivamente com os estabelecimentos de Tibau do Sul e Pipa, criando um ponto diferencial.

A semelhança entre os três maiores festivais gastronômicos potiguares (Pipa, Martins e Mossoró) é a valorização da culinária típica do Rio Grande do Norte e o aperfeiçoamento de técnicas gastronômicas, que são aprimoradas a cada edição dos festivais a fim de atender a demanda do público.

Outro ponto em comum entre os festivais gastronômicos é a valorização das apresentações culturais, promovendo um turismo sustentável e fazendo inclusão social através da divulgação e valorização do nosso folclore, do nosso teatro, das nossas músicas e danças, através da participação de artistas locais e regionais.

Nenhum comentário: