19 de novembro de 2007

Agenda Literária

Primavera dos Livros
A Primavera dos Livros – 2007 reúne, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, editoras de todo o país no Museu da República, no Rio de Janeiro. Além da troca de experiências e atualização em diversos segmentos da produção editorial, será uma oportunidade para profissionais do livro analisarem, discutires e proporem políticas públicas para a área, tais como ampliação da rede de bibliotecas, formas de difusão da leitura e capacitação de mediadores. Também se constitui em um espaço para o encontro de autores e seus leitores e de esímulo à leitura. Saiba mais.

Bibliotecas Públicas e Proler
O Auditório Machado de Assis, na Fundação Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) será sede, entre os dias 4 e 7 de dezembro, do II Simpósio Latino-americano de Bibliotecas Públicas, do XIV Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas e do XII Encontro Nacional do Proler. O tema dos três eventos é Biblioteca Pública e Leitura: o livro - do mundo ao cibermundo. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail encontro2007@bn.br. Mais informações pelo telefone (21) 2210-1134.

Concurso Literatura para Todos
Encerra-se no próximo dia 21 de novembro o prazo de inscrição no Literatura para Todos, concurso criado pelo Ministério da Educação para estimular a produção literária de jovens e adultos em processo de alfabetização. A divulgação dos resultados e a premiação estão previstas para março de 2008. Serão premiados nove escritores, sendo que cada um receberá R$ 10 mil, terá sua obra publicada e, posteriormente, distribuída em escolas e bibliotecas públicas. Clique aqui para conferir

Direito Autoral
O Seminário de Lançamento do Fórum Nacional de Direito Autoral está marcado para dia 5 de dezembro no Auditório Gilberto Freire, no Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro (RJ). Segundo o site do ministério da Cultura, serão discutidas as “mudanças necessárias ao Sistema de Propriedade Intelectual, como chegar ao justo equilíbrio desse Sistema, o quanto a Lei Autoral vigente protege de fato o autor, e o papel do Estado na gestão coletiva dos direitos autorais, servindo como lançamento do Fórum, delineando as principais questões a serem debatidas em 2008”.

Prêmio UFF de Literatura
A Editora da Universidade Federal Fluminense divulgou os textos finalistas do Prêmio UFF de Literatura – contos, crônicas e poesias. As obras integrarão uma antologia com 20 trabalhos de cada categoria, à exceção das poesias, que terão 17 textos selecionados. O anúncio dos vencedores de cada categoria acontece no dia 18 de dezembro. Clique aqui para conhecer a lista completa dos finalistas.

II Prêmio Zélia Gattai Amado de Projetos de Leitura
Tem início no próximo dia 2 de dezembro, encerrando-se em 10 de fevereiro de 2008, o período de inscrições para o II Premio Zélia Gattai Amado de Projetos de Leitura. O concurso acontece no âmbito do o II Encontro Nacional de Leitura e Literatura Infanto-juvenil, promovido pelo Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que em 2008 será entre os dias 1 a 4 de maio. A proposta do encontro é contemplar trabalhos que tratem da Leitura nas diversas áreas de conhecimento. Clique aqui para mais informações.

Concurso Palavra do Leitor - Dobras da Leitura
Quando: até 25 de dezembro
Em parceria com a SM, a revista virtual Dobras da Leitura promove o Concurso Palavra do Leitor, aberto a todos os leitores de literatura infantil e juvenil. Para participar, basta enviar uma resenha ou comentários inéditos a respeito de um livro pertencente ao catálogo da SM.www.dobrasdaleitura.com/palavradoleitor.html
-
Prêmio Cunhambebe de Literatura Estrangeira
Quando: Até 31 de dezembro para livros publicados no 2º semestre 2007.
Onde: Rio de Janeiro (RJ)O prêmio visa contemplar a melhor obra de ficção estrangeira e contemporânea traduzida e publicada no Brasil em 2007. http://www.premiocunhambebe.org/

Nenhum comentário: