13 de novembro de 2007

RAPADURA NEWS

Foto: Alexandro Gurgel
Mud Cracks
"Na foto, está exposta uma seqüência de 'mud cracks', expressão que teve uma tradução forçada para o português - 'gretas de ressecamento'. Essa foto caberia bem em qualquer compêndio de Geologia Física". Escreveu Ailton Saviano, aposentado após 32 anos detrabalho como geólogo.

Acerto de Contas
O Grande Ponto será o veículo virtual que publicará o romance-folhetim "Acerto de Contas", do escritor mossoroense Marcos Ferreira. Todos os domingos será publicado um capítulo da novela que está abalado as estruturas da Terra da Liberdade. O primeiro capítulo será publicado no próximo domingo, dia 18. Aguadem!
-
X Feira de Sebos de Natal
Termina nessa quarta-feira mais uma edição da Feira de Sebos de Natal. Na pauta, um sarau com a poesia conteporânea norte-riograndense com nomes como: João Gualberto, Adriano de Souza, João da Rua, Nei Leandro Paulo de Tarso, Antonio Ronaldo entre outros vates potiguares. Às 15 h, Geraldo Carvalho canta os versos de Jorge Fernandes, Ferreira Itajubá, Jabas Martins e Jota Medeiros. Logo depois, há um bate-papo sobre livros e sebos com Tarcisio Gurgel, Vicente Serejo, Inácio Magalhães de Sena, Rejane Cardoso, Doutor Chiquinho e Abimael Silva. Anoite termina com Paulinho Boca de Cantor e o show "A Bossa do Boca cantando Novos Baianos". Tudo de graça na Praça André de Albuquerque, Centro Histórico de Natal.
-
Ponte Newton Navarro
Tudo indica que a cantora Maria Betânia cancelou o show que faria no dia 20 de novembro em Natal, durante a inauguração da Ponte Forte-Redinha. A assessoria da governadoria não soube explicar as razões que levaram a irmã de Caetano Veloso a cancelar o show. Mas, da terrinha já estão confirmadíssimos: Marina Elali, Lane Cardoso, Krystal, Isaque Galvão, Pedrinho Mendes, Sueldo Soares, Neguedimundo e Aline Andrade, que se apresentarão em palcos montados nas praias do Forte e da Redinha. Da programação, constam ainda um concerto da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e um cortejo cultural.
-
Mini curso de cineclubismo
A Fundação José Augusto está promovendo um mini curso de cineclubismo, ministrado pelo cineasta e militante do movimento cineclubista nacional Hermano Figueredo, de 16 a 18 de novembro de 2007, no Palácio da Cultura – Pinacoteca, a partir das 14:00 horas.Os interessados devem procurar Geraldo Cavalcanti, entre os dias 13 e 16, no Solar João Galvão, sito a rua Câmara Cascudo, em frente a Capitania das Artes, ou através dos telefones 3232-9735 ou 8828-9455. As vagas são limitadas.
-
Consulta pública
Conforme publicação no Diário Oficial, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) torna pública a entrada em Consulta Pública da "Minuta de Instrução Normativa", que estabelece normas gerais para a instituição de programas especiais de fomento para o desenvolvimento da atividade audiovisual brasileira. As sugestões devem ser enviadas para a Ancine até o dia 27 de novembro. O acesso é feito pelo portal da Agência (www.ancine.gov.br), através do ícone Consulta Pública.
-
Amigos do Tirol
O 7º Encontro “Amigos do Tirol” será no próximo dia 24, às 12h, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). As camisetas de acesso estarão disponíveis para venda a partir do de quinta-feira (15) na secretaria do clube ao preço de R$ 15,00. A festa tem por objetivo reviver os bons tempos de outrora, bem como promover o reencontro de amigos que moravam na região do bairro do Tirol e adjacências. A festa começará com música popular brasileira, a cargo da banda “Roda de Bambas”. Depois, quando começar a esquentar, entra a orquestra de frevo do maestro Zé Carlos, com 13 componentes.
-
Finalizando esse post, olhe a foto acima e leia um pequeno trecho do poema de Antonio Francisco, no seu clássico "Os animais têm razão":
-
"Quem já passou no sertão,
E viu o solo rachado,
A caatinga cor de cinza,
Duvido não ter parado,
Pra ficar olhando o verde
Do Juazeiro copado.
-
E sair dali dizendo:
Como pode a natureza,
Num clima tão quente e seco,
Numa terra indefesa,
Com tanta diversidade,
Criar tamanha beleza?
-
O Juazeiro, seu moço,
É pra nós a resistência.
A garra, a saga e a força,
O grito de independência,
Dos sertanejos que lutam,
Na frente da emergência.
-
Nos seus galhos se agasalham
Do periquito ao cancão.
É o hotel do retirante
Que anda de pé no chão.
O general da caatinga
E o vigia do sertão."
-
PS: Na foto, a árvore verde é uma algaroba, árvore estrangeira que consome a água de tudo que está ao seu redor.

Nenhum comentário: