27 de novembro de 2007

RAPADURA NEWS

Um recado aos leitores do Grande Ponto
Quando o blog Grande Ponto passa dois ou três dias sem ser atualizado é sinal que este blogueiro está viajando a trabalho. Nesse último final de semana, fui ministrar um curso de fotografia em Currais Novos, com uma aula prática no açude Gargalheiras, em Acari. A foto acima reúne o grupo dos novos fotógrafos currais-novenses que estão participando do projeto “Seridó Digital”. Essa semana, o curso será finalizado com aulas de book em um estúdio fotográfico.

Uma baia não tão formosa
A praia de Baía Formosa, no Litoral Sul, já não é mais a mesma. Do alto da falésia, o visual de toda a baia é muito bonito. Mas, chegando mais perto é possível notar que a praia está suja e descuidada, longe ser uma baia cheia de formosura. Com o descaso das autoridades municipais, a praia de Baia Formosa tem esgotos a céu aberto, muito lixo ao longo da areia, carros trafegando junto aos banhistas, além de um péssimo atendimento nos restaurantes, onde são cobrados preços exorbitantes. Uma praia a ser evitada no Litoral Sul.

Caos no Museu de Macau
A família Aquino denuncia atos de vandalismo contra o Museu José Elviro, em Macau. Desde junho até hoje, o patrimônio histórico do Museu foi depredado por quatro vezes, sendo que na última invasão alguns acessórios foram furtados (rádios, máquina fotográfica, louças, etc), vários documentos e livros extraviados. Já foram registradas ocorrências junto a Polícia Civil e nada foi resolvido pelas autoridades. Em novembro, o Museu José Elviro completará 55 anos mantendo viva a história de Macau e não dispões de uma estrutura digna de uma casa de cultura. Uma lástima!

Jazz com cara de Brasil
Jazz combina com baião? A parceria do bandolinista Diogo Guanabara com o grupo Macaxeira Jazz, mostra que combina - e muito bem. Depois de uma temporada de sucesso unindo ritmos clássicos estrangeiros com os brasileiríssimos samba, frevo, baião e chorinho, eles sobem ao palco da Casa da Ribeira, nessa terça-feira, para gravar um DVD ao vivo. A gravação na Casa da Ribeira acontece em duas sessões. A primeira às 1 9h, e a segunda às 21h. As senhas estão sendo vendidas antecipadamente ao preço promocional de R$ 10,00, na bilheteria do teatro.

"Orfeu e Eurídice", uma opera potiguar
Finalmente Natal entra no circuito operístico até essa terça-feira, às 20h no TAM, o Grupo de Ópera Canto Dell'Arte, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão apresentarão a ópera "Orfeu e Eurídice" do compositor Christoph Willibald Gluck. A idéia dos grupos é comemorar os 400 anos de surgimento do gênero operístico ocorrido na Itália em 1607. A ópera, também chamada de arte total, por englobar a força do discurso instrumental a expressividade do canto e a dimensão espaço temporal do teatro e da dança é extremamente cultuada em todo mundo. “Juntamente com os demais componentes da equipe técnica, instrumentistas, cantores e bailarinos, teremos cerca de 90 pessoas envolvidas nesse esforço conjunto”, disse a diretora geral do espetáculo, Maria de Agosto Varela.

Cartografia Biopolíticas
Os departamentos de Psicologia e História da UFRN promovem nos dias 29 e 30, o evento “Cartografias Biopolíticas e Estética da Existência: Relações de poder e subjetividade contemporâneas”. A programação tem início na quinta-feira, às 19h, com uma conferência sob a responsabilidade de Peter Pal Pelbart (PUC - SP), no auditório B do CCHLA. No dia seguinte, a conferência vai ser proferida por Luiz Funganti (Escola Nômade de Filosofia – SP), às 9h, no auditório A do Centro. Mais informações nos telefones: (84) 3215 3576 e (84) 3215 3604

Concurso Literatura para Todos
Encerra-se no próximo dia 21 de novembro o prazo de inscrição no Literatura para Todos, concurso criado pelo Ministério da Educação para estimular a produção literária de jovens e adultos em processo de alfabetização. A divulgação dos resultados e a premiação estão previstas para março de 2008. Serão premiados nove escritores, sendo que cada um receberá R$ 10 mil, terá sua obra publicada e, posteriormente, distribuída em escolas e bibliotecas públicas. Clique aqui para conferir os vencedores da edição anterior e aqui para mais informações sobre o concurso.

Prêmio UFF de Literatura
A Editora da Universidade Federal Fluminense divulgou os textos finalistas do Prêmio UFF de Literatura – contos, crônicas e poesias. As obras integrarão uma antologia com 20 trabalhos de cada categoria, à exceção das poesias, que terão 17 textos selecionados. O anúncio dos vencedores de cada categoria acontece no dia 18 de dezembro. Clique aqui para conhecer a lista completa dos finalistas.

II Prêmio Zélia Gattai Amado de Projetos de Leitura
Tem início no próximo dia 2 de dezembro, encerrando-se em 10 de fevereiro de 2008, o período de inscrições para o II Premio Zélia Gattai Amado de Projetos de Leitura. O concurso acontece no âmbito do o II Encontro Nacional de Leitura e Literatura Infanto-juvenil, promovido pelo Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que em 2008 será entre os dias 1 a 4 de maio. A proposta do encontro é contemplar trabalhos que tratem da Leitura nas diversas áreas de conhecimento. Clique aqui para mais informações.

Concurso Palavra do Leitor - Dobras da Leitura
Quando: até 25 de dezembro
Em parceria com a SM, a revista virtual Dobras da Leitura promove o Concurso Palavra do Leitor, aberto a todos os leitores de literatura infantil e juvenil. Para participar, basta enviar uma resenha ou comentários inéditos a respeito de um livro pertencente ao catálogo da SM.
www.dobrasdaleitura.com/palavradoleitor.html

Prêmio Cunhambebe de Literatura Estrangeira
Quando: Até 31 de dezembro para livros publicados no 2º semestre 2007.
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
O prêmio visa contemplar a melhor obra de ficção estrangeira e contemporânea traduzida e publicada no Brasil em 2007.
http://www.premiocunhambebe.org/

Constatação natalina
“Passei 12 dias em Natal, esperando o cliper; uma cidadezinha sem caráter, nem mesmo o da velhice; as pessoas são muito delicadas e parecem nem saber que, Natal é Natalzinho...”, trecho de uma carta de Clarice Lispector para Lucio Cardoso, em 1944.

Viajante
(Um mini-conto de Clauder Arcanjo)
Quando criança, o choro. Chave para subir nos braços da mãe e caminhar. Pra lá, pra cá. Pra cá, pra lá. Jovem, a decisão: pé na estrada. A descobrir novos horizontes, segredo para entrar nos céus de outras cidades. Pra lá, pra cá. Pra cá, pra lá. Adulto, a escolha do meio de vida: viajante. Com a bolsa de produtos a tiracolo, a descobrir clientes. Pra lá, pra cá. Pra cá, pra lá. Hoje, cansado, os olhos baços postos nos chinelos puídos, e uma dor no peito magro. Preso no asilo, e com a cadeira de balanço a rangir, ao sabor da monotonia. Pra lá, pra cá. Pra cá, pra lá.Deu no portal de turismo “Destino do Sol”: Tubarão agora é marketing com camiseta "Estive no Recife e voltei". Se as autoridades turísticas do Recife se preocupam com a fama da sua praia mais famosa receber visitas indesejáveis de tubarão, com ataques a surfistas, um pequeno comerciante está se aproveitando do fato e está transformando o negativo em marketing positivo. Ele é Jair Ferreira Botelho, que há 20 anos vende camisetas no calçadão de Boa Viagem, em frente ao ao Hotel Recife Palace Lucsim.

Fotografia potiguar
A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) dispõe de uma lista de discussão na internet para integrar os seus associados, enquanto discute vários temas em torno da fotografia. A lista é aberta para qualquer fotógrafo interessado no assunto e para participar, basta enviar um e-mail para: aphoto-subscribe@yahoogrupos.com.br

Um poema de Chagas Lourenço
FOTOSHOP

A fotografia foi esmaecendo
na gaveta digital
no álbun cibernético
no celular
no arquivo do computador
na pasta: fotos

Um dia, rebuscando
fazendo back up
escaneando
apareceu no visor.

Marcou em alta resolução
enquadrou
olhou mais uma vez,
a última:
DELETOU.

Nenhum comentário: