16 de novembro de 2007

A Verdadeira Madeleine é o Peba!


ARTIGO
-
Por Lívio Oliveira
-
Tive o recente prazer – a partir do convite do talentoso escritor Carlos Fialho – de compor, na Feira do Livro de Mossoró, uma mesa de debates cujas estrelas eram os escritores Antônio Torres e Xico Sá. O primeiro, um baiano consagrado como romancista, cronista, contista, o “diabo-a-quatro”. O segundo, um cearense meio paulista e meio pernambucano, dos mais modernos e interessantes escritores e jornalistas em atuação no Brasil. Vale a pena, por exemplo, acessar: http://carapuceiro.zip.net/.

A noite foi deliciosa, desde o debate sob uma tenda armada na Estação de Artes Elizeu Ventania, até o jantar – à beira da piscina do hotel – regado a muitas e muitas cervejas.

Estávamos juntos: Carlos Fialho, Carlos Magno Araújo (do Diário de Natal), Antônio Torres, duas simpáticas jornalistas da TV Cultura de São Paulo, o indefectível Xico Sá e, evidentemente, euzinho aqui!

No decorrer do agradável bate-papo, fui me deliciando com a conversa fácil e inteligente, com uma argúcia e uma ironia profundamente sutis, do grande Xico Sá. Que bom humor! Que tiradas! O cara é – realmente – fantástico e hilário!

Lá para as tantas, depois de se confessar fã e torcedor do Alecrim e fazer vários comentários sobre o futebol de jogadores potiguares como Alberi, Marinho Chagas, dentre outros menos votados, Xico passou a falar sobre a nossa música, enaltecendo Roberta Sá e não sendo tão generoso assim com Marina Elali (faz de conta que eu até discordei!). E chegou num ponto muito interessante em que passou a cantar, já no finalzinho da conversa, junto conosco, alguns sucessos do grande e inesquecível Carlos Alexandre.

Impressionado com o seu conhecimento sobre as coisas do Rio Grande do Norte e do Nordeste, provoquei Xico, que, estabelecendo uma ligeira e muito engraçada análise sobre a nossa “provável” superioridade cultural, detonou: “aquela frescura de Proust com uma comidinha chamada Madeleine não vale nada! O que vale mesmo é o sabor gorduroso do tatu-peba! Dou até uma mulher por um peba!”.

Uma figura, o Xico Sá!!!

Nenhum comentário: