13 de dezembro de 2007

Informes Literários

Fórum Nacional de Direito Autoral
Foi realizado no Rio de Janeiro, no último dia 5 de dezembro, o Seminário de Lançamento do Fórum Nacional de Direito Autoral. Com o tema “Direitos Autorais no Século XXI” a orientar os trabalhos, foram realizadas três mesas-redondas: Direitos Culturais e Acesso à Cultura; A Lei do Direito Autoral Protege, de fato, o Autor?; e Gestão Coletiva de Direito Autoral. O evento marcou o início do debate sobre o Direito Autoral no Brasil, cujas discussões serão intensificadas no decorrer de 2008. Para saber mais sobre o Fórum Nacional de Direito Autoral, clique aqui.

100 anos da Lei do Depósito Legal
A Lei do Depósito Legal completa 100 anos de existência no próximo dia 20 de dezembro. A lei, reformulada em 2004, exige que a Biblioteca Nacional receba um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, para assegurar a coleta, guarda e difusão da produção intelectual brasileira.

Amigo do Livro 2007
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) homenageia nesta segunda, 10 de dezembro, durante o Jantar de Confraternização do Mercado Editorial e Livreiro, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário de Educação do Município de São Paulo, Alexandre Schneider, o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos e o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Danilo Cabral. Eles receberão o diploma Amigo do Livro 2007, pois se destacaram, na visão da CBL, na promoção do livro e no desenvolvimento do hábito de leitura.

Novo presidente na ABL
O escritor e jornalista Cícero Sandroni foi eleito o 42º presidente da Associação Brasileira de Letras. A sessão plenária que elegeu a nova diretoria aconteceu no último dia 6 de dezembro, sendo também eleitos Ivan Junqueira (secretário-geral), Alberto da Costa e Silva (primeiro-secretário)m Nelson Pereira dos Santos (segundo-secretário) e Evanildo Bechara (tesoureiro). Sandroni substitui no cargo o advogado e ensaísta Marcos Vilaça e vai dirigir a instituição ao longo do ano de celebrações do centenário de morte de Machado de Assis.

Concurso Palavra do Leitor - Dobras da Leitura
Quando: até 25 de dezembro
Em parceria com a SM, a revista virtual Dobras da Leitura promove o Concurso Palavra do Leitor, aberto a todos os leitores de literatura infantil e juvenil. Para participar, basta enviar uma resenha ou comentários inéditos a respeito de um livro pertencente ao catálogo da SM.
www.dobrasdaleitura.com/palavradoleitor.html

Prêmio Cunhambebe de Literatura Estrangeira
Quando: até 31 de dezembro para livros publicados no 2º semestre 2007.
O prêmio visa contemplar a melhor obra de ficção estrangeira e contemporânea traduzida e publicada no Brasil em 2007.
http://www.premiocunhambebe.org/

Nenhum comentário: