20 de dezembro de 2007

Informes Literários

Políticas públicas para o livro e a leitura
O país está começando a caminhar para um patamar satisfatório na área do livro e da leitura, o que se acelerou a partir de 2004. Esse é o diagnóstico do secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, que apresenta no artigo “Políticas públicas para o livro e a leitura” diretrizes e ações dos últimos quatro anos que caracterizam o percurso para a consolidação do PNLL como uma política de longa duração. “Nos últimos quatro anos, o Estado procurou dialogar com todos os segmentos do setor criativo, produtivo, distributivo e mediador de leitura”. Essa relação com a sociedade, segundo Marques Neto, está contribuindo tanto para orientar as tarefas estatais, como fortalecer a participação social, gerando uma cultura política que aproxima o cidadão ao exercício político e torna sensível a política para as necessidades sociais. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.
-
Retratos da Leitura no Brasil
Já foram aplicados todos os formulários da nova edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com a CBL (Câmara Brasileira do Livro), a Abrelivros (Associação Brasileira dos Editores de Livros) e o Snel (Sindicato Nacional de Editores de Livros). O Grupo de Trabalho se reuniu no último dia 19 para discutir o andamento da pesquisa e iniciará a análise das informações logo após a tabulação dos dados, que será feita pelo IBOPE. A pesquisa apresentará diagnósticos sobre a atual situação da leitura e acesso ao livro no Brasil. Os resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – II devem ser anunciados no primeiro semestre de 2008.
-
30 anos sem Clarice e 130 da morte de Alencar
Em 9 de dezembro de 1977 morria, no Rio de Janeiro, a escritora Clarice Lispector. A autora de A Hora da Estrela e A paixão segundo G.H aprofundou em seu trabalho a temática existencial, com um estilo marcado pela introspecção psicológica. Ou, como descreve Gregory Rabassa no New York Times, a Kafka da ficção latino-americana. Clique aqui para assistir a uma de suas raras entrevistas (dada para a TV Cultura em fevereiro de 1977), aqui para ler alguns de seus contos e aqui para acessar o site oficial da escritora. Clarice faleceu três dias antes de se completarem exatos 100 anos da morte de José de Alencar (12 de dezembro de 1877). Um dos nomes mais conhecidos da literatura romântica brasileira, Alencar é bastante lembrado pela mitologia que construiu em torno da temática indianista nos livros O Guarani, Iracema e Ubirajara, mas também escreveu obras urbanas (caso de Lucíola e Senhora) e regionalistas (O Gaúcho, O Sertanejo). Clique aqui para ler as obras de José de Alencar no Portal Domínio Público e aqui para acessar a sua biografia.
-
Projeto pretende internacionalizar mercado editorial brasileiro
A Câmara Brasileira do Livro anunciou que está à frente de um projeto que, se aprovado, pode contribuir para a internacionalizar o mercado editorial brasileiro. Segundo a CBL, a iniciativa “visa a capacitação das editoras para venda de direitos autorais, promoção do Brasil no exterior, participação mais assertiva em feiras internacionais, e oportunidade de inserção no mercado internacional de maneira bem orientada”. As editoras que tenham interesse em participar devem preencher uma carta de adesão até o dia 4 de janeiro. No dia 10 de janeiro acontece uma reunião com os representantes das empresas interessadas. Para mais informações, clique aqui.
-
Prêmios Literários
Os vencedores dos Prêmios Literários foram divulgados pela Fundação Biblioteca Nacional. Foram contempladas oito obras inéditas, nas categorias Romance (narrativa ficcional longa), Conto (narrativa ficcional curta), Poesia, Ensaio Literário, Ensaio Social, Tradução, Projeto Gráfico, e Literatura Infantil e Juvenil. O Prêmio Machado de Assis (Romance) ficou com Idalina Azevedo da Silva, pela obra O tempo físico. Ignácio de Loyola Brandão, com O menino que vendia palavras, venceu o Prêmio Glória Pondé (Literatura Infantil e Juvenil). E o Prêmio Alphonsus de Guimaraens (Poesia) foi para Paulo Henriques Britto, por Tarde. Clique aqui para a lista completa dos ganhadores.
-
Prêmio Açorianos de Literatura
A Prefeitura de Porto Alegre anunciou os ganhadores do Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil. O grande vencedor foi Por que sou gorda, mamãe?, de Cíntia Moscovich, considerado o Livro do Ano de 2007. Já Donaldo Schüller recebeu um prêmio especial pela tradução da Odisséia de Homero. Na categoria Poesia, quem levou foi: O Ricardo Silvestrin com Menos Vendido. O Destaque Para Biblioteca foi para a Biblioteca Leverdógil de Freitas, da Lomba do Pinheiro. O de Literatura Infantil foi para Ana Vaivém, de Mariana Tasca e Valéria Portella e o de Literatura Infanto-Juvenil para Adeus conto de fadas, de Leonardo Brasiliense. Clique aqui e veja a lista completa de finalistas.
-
Diploma em direito autoral
O Cerlalc (Centro regional para el fomento del libro en América latina y el Caribe) e a universidade colombiana EAFIT estão oferecendo o curso “Derecho de autor y Derechos conexos”. Ele é direcionado para advogados, estudantes de Direito, funcionários administrativos e interessados em geral de qualquer país latino-americano. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Nenhum comentário: