12 de dezembro de 2007

Revista Papangu nas bancas

A revista de humor, política e cultura Papangu chega às bancas com o seu quadragésimo sexto número, mais animada do que pinto em beira de cerca. São 46 meses, ininterruptamente, de serviços prestados à cultura potiguar.

Desta feita, a pequena notável da imprensa norte-rio-grandense se apresenta com novo formato e novo leiaute. Além de valorizar sobremaneira os talentos da terra, escritores, poetas, artistas plásticos, atores, autores, cantores — papel que faz, segundo as boas línguas, bem, desde o seu surgimento em 2004.

Para iniciar esse novo ciclo, soltamos o gogó e, logo de cara, jogamos ‘Sal Grosso na Panelinha’. Destaque para a devassa realizada pelo Ministério Público na Câmara Municipal de Mossoró, a qual foi batizada de ‘Operação Sal Grosso’. Na seção Troféu Papangu, ‘Valei-me, meu Santo Sem Jeito’, ofertado ao bom rezador e ex-deputado Laíre Rosado. Laíre e mais quinze pessoas tiveram as contas bloqueadas pela Justiça por participarem de suposto esquema de desvio de verbas públicas federais.

O espaço ‘Em cartaz’ está de volta. Este mês comentamos o filme Superman — O retorno. O ator principal, João Clark Quente Maia, se esquiva das armadilhas dos seus opositores armados até os dentes de kriptonita.

No ‘Especial’, assinado pelo jornalista Alexandro Gurgel, ‘Uma ponte para o futuro’. Construída para incrementar o turismo no Litoral Norte, a ponte Newton Navarro torna-se o mais novo cartão-postal natalense. Alexandro também assina a matéria na nova seção intitulada ‘Estado’, que discorre sobre a estagnação do nosso artesanato: ‘Artesanato Potiguar — em busca de uma identidade’. Direto da serra de Portalegre, em reportagem de Mayara Amorim, ‘Ricardo Rego, o artista da natureza’, é o nosso Talento Potiguar.

No Autores & Obras, Carlos Meireles apresenta ‘Creusa, Creusa’, do romancista, novelista e contista macaibense Renard Perez; ‘A besta-fera’ é o conto do escritor Bartolomeu Correia de Melo. No Artigo, o cientista político Francimar Barboza explica as ‘Relações entre consumo, mídia e violência na sociedade globalizada’.

Túlio Ratto entrevista Tácito Costa, ex-editor da revista cultural Preá. O comandante do blog ‘Substantivo Plural’ esclarece alguns pontos até então desconhecidas do grande público sobre a ‘morte’ da Preá e do seu afastamento da Fundação José Augusto. Tácito, entre outras coisas, discorre sobre a picaretagem praticada por aproveitadores usando as leis de incentivo. E, quando comenta o jornalismo local, enfatiza: “’pequenas notas, grandes negócios’, existem às pencas no jornalismo potiguar”.

A poesia de Maria da Paz Ribeiro Dantas, Arine de Mello Jr., Ferreira Gullar, Francisco Miguel de Moura, Deífilo Gurgel, Itamir Vieira, Adélia Maria Woellner, Yeda Prates Bernis e Manoel Tavares de Oliveira.

Os papangunistas de plantão Damião Nobre, Antônio Alvino, Yasmine Lemos, Antonio Capistrano, Túlio Ratto, David Leite, Carlos Meireles, Raildon Lucena e o chargista Amâncio, como sempre, pintam e bordam os principais assuntos do nosso cotidiano e, com pitacos relevantes, contribuem para que o leitor fique por dentro de tudo que está acontecendo no cenário artístico, cultural e político nesta que é, sem dúvida, uma das melhores publicações do gênero no Nordeste brasileiro.

Nenhum comentário: