5 de dezembro de 2007

Toques Literários

Livros gratuitos
Um clube de livros na Internet, cujos membros cultivam a prática de deixar um livro em um local público para ser pego e lido por outros. Esse é o BookCrossing.com, que registra os livros e coloca uma identificação neles antes desta ação de incentivo à leitura. O leitor que encontrá-lo também deve fazer um registro, informando aos demais que o livro está em suas mãos. Com isso, é possível rastrear o trajeto dos exemplares, com os membros do BookCrossing.com formando uma comunidade virtual de leitores, onde podem trocar idéias sobre os livros que leram.

Ano Machado de Assis
Foi assinado no último dia 28 de novembro um acordo entre o Ministério da Cultura e a Academia Brasileira de Letras para o desenvolvimento de ações conjuntas para o Ano Nacional Machado de Assis, em 2008. No ano do centenário de morte do escritor, estão programados seminários, conferências, exposições sobre Machado e sua obra, além do lançamento de edições populares e coletâneas comemorativas. Segundo o coordenador-geral de Livro e Leitura do MinC, Jéferson Assumção, "o centenário da morte de Machado de Assis é momento para se revisitar e iluminar um tesouro e, também, para colocarmos perguntas fundamentais à sociedade brasileira sobre nossa literatura e nossa cultura."

Espanhol no Brasil e português na Argentina
O ensino de espanhol no Brasil e de Português na Argentina foi discutido na última semana, durante as comemorações do Dia da Amizade Brasil-Argentina (30 de novembro), em Brasília. Segundo o site do Ministério da Educação, participam “do encontro universidades dos dois países que trabalham nos processos de certificação das línguas, além de representantes de países sul-americanos, como a Venezuela, que vê com simpatia a adoção do português como segunda língua”. Na pauta, possibilidades de intercâmbio e de concessão de bolsas de estudo entre os países. Por outro lado, um grupo de escritores brasileiros, argentinos e paraguaios saiu em defesa "portunhol salbaje". A idéia, informa a Folha de S.Paulo, “é promover experimentações literárias a partir da linguagem oral da fronteira entre o Brasil e o Paraguai e da mistura da linguagem urbana com a tradição nordestina, influenciada pelo romanceiro luso-espanhol da Idade Média.”
-
Concurso Palavra do Leitor - Dobras da Leitura
Quando: até 25 de dezembro
Em parceria com a SM, a revista virtual Dobras da Leitura promove o Concurso Palavra do Leitor, aberto a todos os leitores de literatura infantil e juvenil. Para participar, basta enviar uma resenha ou comentários inéditos a respeito de um livro pertencente ao catálogo da SM.

Prêmio Cunhambebe de Literatura Estrangeira
Quando: Até 31 de dezembro para livros publicados no 2º semestre 2007.
O prêmio visa contemplar a melhor obra de ficção estrangeira e contemporânea traduzida e publicada no Brasil em 2007.

Dicas de Litura

Prosa
Não é mel para a boca do asno, de Machado de Assis
"Era um dia de procissão de Corpus Christi, que a igreja do Sacramento preparara comcerto luxo.
A Rua do Sacramento, a do Hospício, o Largo do Rocio estavam mais ou menos cheiosde povo que aguardava o préstito religioso.
Na janela de uma casa do Rocio, atulhada de gente como todas as janelas daquela rua,havia três moças, duas das quais pareciam irmãs, não só pela semelhança das feições,mas ainda pela identidade dos vestidos.A diferença é que uma era morena, e possuía belíssimos cabelos negros, ao passo que aoutra tinha a tez clara e os cabelos castanhos.
Essa era a diferença que se podia enxergar cá debaixo, porque se as examinássemos deperto veríamos no rosto de cada uma delas os traços distintivos que separavam aquelasduas almas."
Leia “Não é mel para a boca do asno” na íntegra

Poesia
A rua, de Cassiano Ricardo
“Bem sei que, muitas vezes,
O único remédio
É adiar tudo. É adiar a sede, a fome, a viagem,
A dívida, o divertimento,
O pedido de emprego, ou a própria alegria.
A esperança é também uma forma
De continuo adiamento.
Sei que é preciso prestigiar a esperança,
Numa sala de espera.
Mas sei também que espera significa luta e não, apenas,
Esperança sentada.
Não abdicação diante da vida.

A esperança
Nunca é a forma burguesa, sentada e tranqüila da espera.
Nunca é figura de mulher
Do quadro antigo.
Sentada, dando milho aos pombos.”
Leia outras poesias de Cassiano Ricardo

Um comentário:

Livraria 30PorCento disse...

Aproveitando a lista da Bravo, quero divulgar uma nova livraria virtual que vai facilitar, pelo menos um pouco, pro bolso do universitário. A livraria chama 30PorCento e oferece 30% de desconto em todos os livros que vende, inclusive a coleção Dostoiéski da Editora 34. O endereço é www.30porcento.com.br .