20 de fevereiro de 2008

Eclipse da lua poderá ser visto pelos natalenses hoje à noite

Na noite de hoje os potiguares terão um belo fenômeno para apreciar no céu. A partir das 21h a terra irá se interpor entre o sol e a lua, deixando a lua totalmente encoberta. O fenômeno durará 5 horas, mas o ápice ocorrerá durante exatos 50 minutos.
-
“Não será necessário nenhuma proteção ou equipamento especial. As pessoas só precisam olhar para o céu e ver a beleza”, comentou o astrônomo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Renan de Medeiros, explicando que o fenômeno deixará a lua totalmente encoberta. Ele detalhou que na capital potiguar o fenômeno terá uma beleza ainda maior porque a lua nascerá às 17h30 e na hora do eclipse ela estará alta, realçando o cenário dos espectadores.
O professor comentou que anualmente esse fenômeno ocorre, o que muda é a visibilidade. Os brasileiros só poderão contemplar um novo eclipse total da lua em 2010. José Renan não fez distinção entre os locais. “Poderá ser visto em qualquer lugar do Brasil”, ressaltou.
-
Ele detalhou que quanto mais ao Sul o Estado brasileiro estiver melhor a população poderá contemplar o eclipse. No mundo, o fenômeno poderá ser contemplado no Centro da América do Norte e na América do Sul. “O fenômeno será visto parcialmente na África e na Europa”, observou o astrônomo.
-
Ele negou que o fenômeno do eclipse lunar tenha qualquer interferência com o cotidiano das pessoas, como a crença popular costuma apontar que seria mais fácil para “as mulheres engravidarem”. “Não tem relação alguma. O que interfere é na beleza, as pessoas só precisam olhar para o céu e apreciar”, completou.
-

Nenhum comentário: